http://iflorestal.sp.gov.br

05/07/17 08:17

IF realiza intercâmbio entre profissionais estrangeiros e seus pesquisadores

O engenheiro florestal espanhol Juan Antonaya presta consultoria e realiza estudos de viabilidade econômica para empreendimentos agrícolas e florestais

De 12 a 14 de junho, o Instituto Florestal (IF) recebeu a visita do engenheiro florestal espanhol Juan Antonaya. O encontro foi uma importante oportunidade para o intercambio de experiências com os pesquisadores e técnicos da casa. O espanhol presta consultoria e realiza estudos de viabilidade econômica para empreendimentos agrícolas e florestais, principalmente para o setor privado.

Antonaya é produtor de oliveiras na região da Andaluzia (Espanha). Ministrou palestra sobre racionalização de recursos hídricos em cultivos lenhosos florestais no 5º Simpósio Internacional de Microbacias Hidrográficas, realizado de 06 a 09 de junho na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu/SP e foi realizado com o apoio do IF. Na ocasião, apresentou ainda trabalho sobre a resinagem na Espanha.

O espanhol foi recebido no Instituto Florestal pelo Diretor Geral Luis Alberto Bucci. Conheceu o Museu Florestal Octávio Vecchi, localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren (sede do IF) e o Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira, do qual se tem uma vista privilegiada da Cidade de São Paulo. Antonaya mostrou bastante interesse pelo trabalho realizado pela instituição com as florestas de produção. Acompanhado por pesquisadores científicos da casa, visitou ainda uma fazenda de produção de oliveiras, no município de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, no qual se surpreendeu com o rápido crescimento das árvores no Brasil devido ao nosso clima.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisador científico José Luiz de Carvalho – Tel.(12) 3642-3910 / (11) 2231-8555 – ramal 2010 / 2012