23/06/2017

De 05 a 09 de junho, a Floresta Estadual de Avaré promoveu a Semana do Meio Ambiente 2017 com uma série de atividades integradas com instituições públicas e sociedade civil. Estudantes de diversas faixas etárias participaram de palestras, plantio de mudas e outras práticas e oficinas de sustentabilidade.

No primeiro dia de evento, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carlos Papa recebeu a visita de integrantes do Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré e do Grupo de Voluntários Guardiões da Natureza para uma palestra sobre embalagens Tetra Pak e sua reciclagem. A unidade escolar localiza-se na Microbacia do Córrego do Curtume, abrangida pelo Projeto Preservar é Preciso, trabalho de educação ambiental  junto às comunidades residentes no entorno da unidade de conservação para solucionar o problema do lixo trazido pelo corpos d’água. O Projeto envolve diversos parceiros, voluntários e a comunidade.

Na noite de quarta-feira, dia 07, foi a vez de compartilhar informações e conhecimentos com os alunos dos cursos superiores do Instituto Federal São Paulo (IFSP), Campus Avaré, com a apresentação do Preservar é Preciso. Dia 08, ainda no IFSP, no período da manhã os alunos do Ensino Médio assistiram a uma série de palestras e de tarde foi realizado o plantio de um bosque de frutíferas silvestres.

No último dia de evento (09), aconteceu a inauguração do espaço “Florestinha do Rebouças” dentro do Projeto Preservar é Preciso, com reposição de mudas em plantio realizado recentemente pelos alunos da EMEB José Rebouças de Carvalho, além das implantações de placas de conscientização e de um portal. Os alunos também participaram de uma prática experimental que trata da questão de assoreamento de áreas desprotegidas, o cultivo agrícola e a importância da mata ciliar. A realização das ações foi de responsabilidade da Floresta Estadual de Avaré, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Grupo Voluntariado Guardiões da Natureza.

Em meio a essas atividades também foram entregues ofícios à Prefeitura Municipal e Secretarias de Meio Ambiente e Serviços solicitando a retirada de entulho e lixo dos locais reflorestados, bem como realizada a distribuição de material de comunicação visual produzido pelo Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do Instituto Florestal e material didático pedagógico para trabalho com os alunos participantes das atividades.

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290