12/06/2017

No dia 03 de junho, o Instituto Florestal (IF) realizou o lançamento um vídeo e uma história em quadrinhos de educação ambiental sobre a Estação Ecológica de Angatuba. A apresentação do material foi parte da programação do II Fórum Ambiental de Angatuba, que teve como tema “Água e Biodiversidade”. O evento aconteceu no salão nobre da Escola Estadual Ivens Vieira e teve a presença de 110 participantes.

O período da manhã foi destinado a palestras relacionadas as ações ambientais realizadas pelos integrantes do Fórum em um ano de trabalho. Foram abordadas questões voltadas aos recursos hídricos no meio rural e no meio urbano de Angatuba e da Bacia de Rio Guareí. Os dados apresentados pelos palestrantes alertaram para a contaminação da água dos rios e ribeirões no município.

No almoço, Helton e Emilene Muniz do Projeto Colecionando Frutas, ofereceram aos participantes a degustação da biodiversidade local, onde foram servidas plantas alimentares não convencionais (PANCs) ao som da Banda Km 215. Durante a tarde  foi feita a introdução do tema biodiversidade. Foram apresentados resultados de pesquisas realizadas no município. Na ocasião, foi realizado o lançamento dos materiais educativos da Estação Ecológica de Angatuba: “Biodiversidade em Quadrinhos” e “A Biodiversidade da Estação Ecológica de Angatuba”. O evento incluiu ainda exposição de rochas e fósseis.

O II Fórum Ambiental de Angatuba contou com a participação da comunidade local, incluindo, estudantes, professores, pesquisadores, funcionários públicos, vereadores, profissionais autônomos, pescadores, proprietários rurais, entre outros. Os resultados compilados serão enviados aos participantes e apresentados a comunidade.

 

Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba

Mais informações: Bárbara H. S. Prado – Estação Ecológica de Angatuba – Tel.: (15) 3271-3866