11/05/2017

No dia 29 de abril, o Instituto Florestal realizou no Viveiro Florestal de Taubaté o terceiro módulo do 13º Curso de Gestão e Educação Ambiental.

Cada módulo é realizado em um local diferente, dentro da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O curso possui 11 módulos e é destinado ao público adulto. Em cada um é ensinado algum aspecto da educação e/ou gestão ambiental, com experiências práticas, visitas de campo e palestras.

O evento é promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Há 13 anos o Viveiro Florestal de Taubaté (Instituto Florestal) é parceiro do curso e sedia esse módulo. Todos os palestrantes e organizadores são voluntários.

A engenheira florestal do IF Alcinéia Guimarães de Castro ministrou palestra e oficina de colagem sobre as concepções de educação ambiental. Compartilhou com os participantes as diversas possibilidades de construção de uma multidisciplinaridade de saberes.

Em seguida, o geólogo e professor da Unesp-Guaratinguetá Paulo Valladares Soares abordou sua visão pessoal sobre a educação ambiental, relacionando a transdisciplinaridade ambiental com a interseção de diversos círculos de saberes.

Logo após, os pedagogos Marco Gobbo e Rogério Gobbo animaram o grupo com a apresentação do “Projeto Educando Cantando” e com uma dinâmica de reciclagem de resíduos sólidos”.

Ao final, foi realizada uma trilha interpretativa na mata ciliar do Viveiro, na qual foram abordados os seguintes temas: recursos hídricos, assoreamento, erosão, fauna, flora e mata ciliar.

Fotos: Acervo Viveiro Florestal de Taubaté

Mais informações: Vania Aparecida dos Santos – Tel. (12) 3626-1114/3626-1396