25/03/2017

Solenidade de implantação do Bosque, em 2012

O Instituto Florestal (IF) e a Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) – órgãos ligados à Secretaria do Meio Ambiente – vão realizar neste domingo, 26 de março, o Circuito dos Bosques Comemorativos do Horto Florestal, na zona norte da capital paulista. O evento abre quatro bosques de florestas nativas para visitação. Um deles é o Bosque da Amizade São Paulo – Tottori.

A instalação do Bosque da Amizade teve início em 2012, para comemorar os 60 anos da fundação da Associação Cultural Tottori-Kenjin do Brasil, que congrega os imigrantes da Província de Tottori, no Japão, e seus descendentes. O Bosque tem por objetivos construir um marco duradouro de amizade entre São Paulo e Tottori, simbolizar a contribuição da comunidade na conservação da Mata Atlântica e demonstrar ao grande público as múltiplas utilidades das espécies desse bioma.

Tottori é dentre as 47 províncias do Japão, a com menor população, cerca de 600 mil habitantes. Voltada para o mar, é uma das mais próximas à Coreia do Sul. Enviou cerca de 2000 imigrantes ao Brasil durante o período da imigração japonesa. A Associação nasceu de campanha dos imigrantes japoneses provenientes da província de Tottori, em socorro aos seus conterrâneos vítimas de grande incêndio que devastou a cidade em 1952.

O Bosque teve inicialmente o plantio de 327 mudas de 70 espécies nativas da Mata Atlântica em dois locais distintos dentro da área administrativa do Instituto Florestal. Posteriormente novos plantios foram efetuados, atingindo hoje 400 árvores e 90 espécies.
Além dele, o circuito também inclui a visitação do Bosque da Previdência, do Bosque do Banzé e do Arboreto 500 anos.

Foto: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel.(11) 2231-8555 / Ramal 2004