http://iflorestal.sp.gov.br

23/03/17 10:22

Bosque da Previdência fica aberto para visitação no domingo

A área que anteriormente era usada como depósito de sucata e entulho, possui atualmente cerca de 80 árvores plantadas em plena frutificação

O Circuito Comemorativo do Horto Florestal de São Paulo que será realizado neste domingo, 26 de março, vai abrir o Bosque da Previdência para visitação. O evento é promovido pelo Instituto Florestal (IF) e pela Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU), órgãos da Secretaria do Meio Ambiente.

O Bosque da Previdência foi instalado em maio de 2000, em comemoração à força-tarefa do Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social, organizada com o objetivo de agilizar os processos de aposentadoria que estavam atrasados no Estado.

Naquela época, auditores receberam mudas de árvores depois de terem participado de um curso promovido pela Previdência no auditório do Instituto Florestal. Cada servidor deveria cuidar de sua muda por três meses. Dessas mudas nasceu o bosque.

O pesquisador científico aposentado Guenji Yamazoe foi quem escolheu o lugar. “A área era usada como depósito de veículos velhos, sucata e entulho, geralmente recoberta de mato, que exigia roçadas periódicas”, relata ele. “Com o plantio pretendia-se dar uma ocupação mais nobre, melhorar o visual e simplificar sua manutenção”.

O Bosque da Previdência tem cerca de 80 árvores hoje em plena frutificação, e representou um treinamento para o plantio do Arboreto 500 anos, ocorrido dois meses depois. Além dele, o circuito também inclui a visitação do Arboreto 500 anos, do Bosque do Banzé e do Bosque da Amizade São Paulo Tottori.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas, Instituto Florestal – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2004