22/03/2017

22 de março é o Dia Mundial da Água. Uma data especial, pois trata-se do recurso natural mais precioso para a vida na Terra. O Instituto Florestal, ao longo de sua existência, tem contribuído para a conservação deste bem notável, quer seja pela gestão das áreas sob sua tutela, na elaboração de planos de manejo das unidades de conservação do estado de São Paulo e pelas pesquisas realizadas pelo seu corpo técnico-científico que, direta ou indiretamente, se relacionam com esse líquido precioso.

Nesse contexto, o pesquisador científico do IF Maurício Ranzini destaca as atividades desenvolvidas no Laboratório de Hidrologia Florestal Engenheiro Agrônomo Walter Emmerich, situado no núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). “Em mais de três decadas de existência, o Laboratório tem sido referência nas pesquisas em hidrologia de microbacias em ambiente de Mata Atlântica na Serra do Mar, gerando muitas informações que são disponibilizadas em artigos e eventos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado” relata.

A capacitação e o treinamento de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em hidrologia florestal é outro foco do laboratório de Cunha, com os pesquisadores e técnicos ministrando palestras e cursos para as mais diferentes instituições nacionais e internacionais. Em 2017, deverão ser realizados vários eventos em conjunto com as universidades. O primeiro deles será realizado em abril próximo, com alunos de pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Em mais de 30 anos de monitoramento contínuo, o Laboratório Walter Emmerich possibilitou a criação de importantes parcerias nacionais e internacionais, como com o Japão e com o Equador, além da capacitação 1500 pessoas, e geração de dados para a proteção da água que abastece a população.

Foto: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisador científico Maurício Ranzini – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2030