21/03/2017

Jatobá plantado em 1979, atualmente com 32 metros de altura

O Instituto Florestal (IF) e a Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) – órgãos ligados à Secretaria do Meio Ambiente – vão realizar neste domingo, 26 de março, o Circuito dos Bosques Comemorativos do Horto Florestal, na zona norte da capital paulista. O evento abre quatro bosques de florestas nativas para visitação. Um deles é o Bosque do Banzé.

Formado por cerca de 120 árvores de 23 espécies plantadas entre 1974 e 1979, ele ocupa uma área de cerca de 1000 m². O plantio das espécies que existem no bosque foi feito pelo pesquisador científico aposentado do Instituto Florestal (IF) Guenji Yamazoe, no quintal da casa que morou a partir da década de 1970. No livro “As florestas e a Burocracia”, o pesquisador conta que área era toda dominada por tiririca (Cyperus rotundus), uma espécie daninha. Na época começava a se falar sobre reflorestamento com espécies nativas. Em janeiro de 1974 foram plantadas as primeiras 10 espécies.

“A noção que eu tinha sobre espécies nativas era que o seu crescimento era lento, com má forma florestal (truste tortuoso e muito ramificado), contrastando com o eucalipto, de crescimento rápido e fuste reto”, diz Yamazoe, no livro. “Para a minha surpresa, algumas espécies plantadas, como guarucaia e bico-de-pato apresentaram ótimo crescimento, dominando com facilidade a vegetação invasora e chegando a competir com o Pinus”.

Em 1983, o Pinus foi eliminado e substituído por espécies nativas. Yamazoe conta que o Bosque do Banzé foi uma verdadeira escola de iniciação sobre espécies nativas e mostra a importância de pesquisas de longa duração. “As espécies nativas, num horizonte de 30 anos, crescem tanto quanto o eucalipto ou o pinus”, afirma.

O Bosque do Banzé recebeu esse nome em homenagem ao cachorro do pesquisador.

Além dele, o circuito também inclui a visitação do Arboreto 500 anos, do Bosque da Previdência e do Bosque da Amizade São Paulo Tottori.

Foto: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel.:(11) 2231-8555 / Ramal 2004