http://iflorestal.sp.gov.br

09/03/17 11:41

IF realiza ações para controle do mosquito Aedes aegypti em 2017

Nesta quinta-feira, 09 de março, o Instituto Florestal (IF) realizou em sua sede, na capital paulista, o evento “Ação Integrada para o controle do mosquito Aedes aegypti”.

O IF tenta repetir a campanha realizada no ano passado que envolveu funcionários das diversas instituições lotadas no Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL). Na ocasião foram realizadas visitas em todas as residências e imóveis próprios situados na área administrativa do PEAL sob gestão do IF com os objetivos principais de informar, orientar, conscientizar e principalmente avaliar as áreas para combater os possíveis focos de reprodução do mosquito.

Neste ano, o pesquisador científico Alexsander Zamorano Antunes ministrou novamente a palestra  sobre o controle do vetor da dengue. O mutirão ficou previsto para a próxima quarta-feira, dia 15.

O vídeo com o conteúdo da palestra será editado e enviado para os funcionários da instituição lotados interior.

Por que o mosquito é tão perigoso?
O Aedes aegypti transmite Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Durante as estações mais quentes, o mosquito se reproduz mais rapidamente e os ovos do mosquito podem sobreviver por meses em locais secos, antes de entrar na água e virar larvas. Portanto, é sempre bom relembrar alguns cuidados que devem ser tomados, como não deixar água acumulada em pneus, garrafas, calhas e lajes, cobrir qualquer recipiente que armazene água, como por exemplo caixas d’água, atentar a lonas plásticas com acúmulo de água, limpar os pratinhos de vasos de plantas, etc. A participação e a cooperação de todos é essencial, porque o mosquito não escolhe vítima e pode se deslocar por distâncias de até 500 metros.

Mitos sobre o mosquito
Algumas informações sobre o Aedes aegypti são bastante disseminadas pela população sem o devido embasamento. Portanto é importante reforçar que os itens abaixo são mitos e NÃO ajudam no combate ao mosquito.

– Borra de café elimina os ovos e as larvas
– Secar reservatórios de água parada mata os ovos do mosquito
– Ar condicionado mata mosquitos transmissores de doenças
– Colocar areia nos pratinhos de vasos elimina os ovos e as larvas
– O plantio de Crotalaria elimina os mosquitos

Mais informações: Roselaine Barros Machado – Coordenadora do Grupo de Trabalho – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2056