02/03/2017

De 20 a 24 de fevereiro, o Instituto Florestal (IF) realizou mais uma edição do tradicional Curso de Identificação Macroscópica de Madeira, desta vez ministrado a pedido da Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DICMA) de Santo André e Mogi das Cruzes, da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Desde 2009 a Seção de Madeira e Produtos Florestais do Instituto Florestal atua nesta parceria com os órgãos de fiscalização para coibir o comércio ilegal. A metodologia desenvolvida pela pesquisadora Sandra Florsheim para a identificação de madeira com o uso de um scanner portátil, permite ao policial ir a campo conectado online com o cientista no laboratório. Desta forma, durante as blitz é possível identificar instantaneamente se a madeira é a mesma que consta na documentação.

O curso aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo, e foi ministrado pelos pesquisadores científicos Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim e Dr. Eduardo Luiz Longui. O Diretor Geral do IF, Luís Alberto Bucci, fez a abertura e deu boas-vindas aos policiais. Participaram nove alunos: o delegado Dr. Plinio Tadeu de Andrade Jubram, os policiais de Dario Souza Souto, Irimar Lima dos Santos, Marcelo Venâncio Desidério, Sergio Ricardo Monteiro Ramos, Jorge Campos de Siluc e Ricardo Simões, a aluna de pós-graduação Amanda Aparecida Vianna Assad  e a estagiária do Instituto Florestal Letícia Nunes Paneque.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2002