15/02/2017

O Instituto Geológico (IG) disponibiliza online os Boletins da “Commissão Geographica e Geologica da Província de São Paulo”.

Essa documentação registra uma parte importante da história do movimento ambientalista  do Brasil. O Boletim foi um periódico de conteúdo técnico-científico com informações baseadas em resultados experimentais ou não, que podiam conter informações e/ou observações de cunho científico ou de divulgação emitindo opiniões que se apresentam sob a forma de boletim. São publicações sobre a flora paulista e sua distribuição geográfica pelo estado, dados climáticos e geológicos, entre outros. Merece destaque os trabalhos de classificação de espécies botânicas realizados por Alberto Lögfren, onde o autor sistematizava nomes científicos, nomes populares e nomes indígenas, realizando as devidas desambiguações quando necessário.

A Comissão deu origem não apenas ao IG, mas também ao Instituto Florestal.

Acesse as publicações no link http://igeologico.sp.gov.br/publicacoes/boletim-cgg/boletins-cgg

Um pouco de história
A Comissão Geográfica e Geológica (CGG) foi criada em 1886, com o objetivo de planejar e executar pesquisas em diferentes áreas, sendo convidado o naturalista sueco Alberto Löfgren para chefiar as Seções de Meteorologia e Botânica, esta que foi o nascedouro do Instituto Florestal.

Em 1907 a Seção de Botânica passa a denominar-se Horto Florestal como uma instituição não mais subordinada à CGG e sim à Secretaria da Agricultura. Em 1911, a instituição passa a se chamar Serviço Florestal. Em 1970 o Serviço Florestal é reformulado e recebe a atual denominação de Instituto Florestal. Em 1986 o Instituto Florestal deixa de fazer parte da Secretaria da Agricultura e passa a ser vinculado à recém-criada Secretaria do Meio Ambiente.