11/10/2016

O núcleo de Piracicaba do Programa de Jovens Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS)  poderá captar recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).  A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba (CMDCA) no dia 23 de setembro.

A partir dessa aprovação, o PJ-MAIS poderá receber recursos vindos de empresas ou pessoas físicas que pagam Imposto de Renda. “Destinar parte do imposto ao projeto é uma forma de ajudar muita gente e de manter o dinheiro no município, além de o doador poder acompanhar de perto a aplicação destes recursos e ver essa ação impactada diretamente no desenvolvimento social da nossa própria região”, disse o gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches. O Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, autor da proposta aprovada, é um dos parceiros no projeto coordenado pelo Instituto Florestal (IF).

Uma das responsáveis pela elaboração pedagógica do projeto, Ondalva Serrano avalia positivamente a decisão do CMDCA. “A aprovação é a condição indispensável para conseguirmos executar o projeto, agora partiremos para uma nova etapa para viabilizar este trabalho com os jovens”, disse.

O Núcleo Tupi do PJ-MAIS
O núcleo de educação ecoprofissional deverá ser instalado na Estação Experimental de Tupi. Com início em 2017, visa a formação de 25 adolescentes da Escola Estadual Pedro de Melo, no Distrito de Tupi. O conteúdo do programa é abrangente, com carga horária semanal de 12 horas. A formação dos adolescentes contará com oficinas específicas: Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável; Consumo, Resíduos e Arte; e Turismo Sustentável. O Programa compreende quatro módulos semestrais e tem duração de dois anos, proporcionando aos jovens participantes, além da formação integral e profissional, oportunidades para atuarem como protagonistas em ações socioambientais na sua comunidade.

“Nesse programa, devemos destacar a sua missão, que também está voltada à formação para o eco mercado de trabalho, conservação e educação ambiental. Além de capacitá-los para a sua atuação empreendedora, voltada à qualidade ambiental e social”, observou Malu Gandra, representante do Instituto Florestal e coordenadora da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

O PJ-Mais vem sendo desenvolvido há 20 anos pela RBCV. É fruto de uma parceria entre o IF e o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental. O núcleo de Tupi associado ao Programa é uma realização da união de parcerias entre o Instituto Florestal, Instituto Formar, Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Iandé – Educação e Sustentabilidade, OSCIP Pira 21, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Maestrello Consultoria Linguística, ESALQ/USP (Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA, Programa Ponte, Grupo de Pesquisa em Mineralogia de Solo- GPEMSO e USP Recicla), Instituto Ambiente Total,Escola Estadual Pedro de Melo, Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, Permearte; Tupi Futebol Clube, Cooperativa Reciclador Solidário, Casa do Hip Hop Piracicaba, Conectividades e RBCV.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Estação Experimental de Tupi – Tel. (19) 3438-7116 – eetupi.if@gmail.com