04/10/2016

No dia 20 de outubro, será realizada no município de Registro a quinta edição do Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade. O objetivo do evento é difundir frutas comestíveis do bioma e que ainda não são comercializadas, como araçá, uvaia, grumixama, cambucá e guabiroba. Algumas dessa frutas já estão conquistando o mercado, como o cambuci. Esta edição dará destaque à colheita, ao processamento e a comercialização da polpa da palmeira juçara, que são uma alternativa para a solução de problemas ecológicos e socioambientais da Mata Atlântica.

A palmeira juçara é uma espécia nativa ameaçada de extinção, principalmente por conta do corte para a extração do palmito, que mata a árvore. Já a exploração do fruto mantém a árvore viva. Com o processamento da polpa, obtém-se um produto semelhante ao açaí amazônico. Desta forma,  ela ainda pode difundir sementes e mudas da espécie por muitos anos. E a atividade por se tornar uma uma fonte de renda para as comunidades, além de contribuir para a conservação do bioma.

Dentre os convidados, o pesquisador do Instituto Florestal (IF) Ocimar Bim fará uma apresentação sobre as experiências de restauração no Mosaico do Jacupiranga com espécies frutíferas.

O evento possibilita ainda que os participantes obtenham a comprovação daquilo que é dito nas palestras: que a biodiversidade tem sabor. Durante os intervalos, é realizada a degustação produtos preparados com frutas nativas da Mata Atlântica, como bolos, biscoitos, geleias, pães e sucos de frutas.

Neste ano o evento acontecerá no município paulista de Registro. As edições anteriores ocorreram todas na sede do IF, em São Paulo, e lotaram o auditório, sempre com público renovado. Espera-se que este ano Seminário tenha o mesmo sucesso.

O evento é realizado pelo Instituto Florestal em conjunto com a Associação de Bolsistas da Japan International Cooperation Agency (Abjica) e Fundação Florestal, trazendo neste ano uma nova parceria: a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Registro.

 

Data: 20/10/2016

Local: Auditório do Senac – Rua Teiti Koki, 105 – Vila Flórida – Registro/SP.

Faça aqui a sua inscrição

VAGAS LIMITADAS – ENTRADA FRANCA