26/09/2016

No dia 15 de setembro aconteceu o evento de encerramento do curso de formação em educação ambiental em áreas naturais, oferecido pelo Instituto Florestal (IF) para os professores do município de Luiz Antônio.

O curso propôs contribuir e estimular a formação dos docentes para desenvolverem processos de educação ambiental nas escolas por meio de vivências nas áreas protegidas, valorizando sua importância, incentivando uma reflexão crítica e explorando o potencial pedagógico dessas áreas. O município de Luiz Antônio possui duas áreas protegidas: a Estação Experimental de Luiz Antônio, gerenciada pelo Instituto Florestal, e a Estação Ecológica de Jataí, gerenciada em parceria com a Fundação Florestal (FF).

O Educatrilha trabalhou com metodologias participativas no âmbito da educação ambiental crítica. Formou 14 professores de 4 escolas de Luiz Antônio. Foram realizadas 120 horas de encontros presenciais e 60 horas de atividades à distância. Participaram do processo as escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Zilda Apparecida Marinho Seixas”, Escola Municipal de Educação Infantil “Carneiro de Mesquita”, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Técnica de Química de Luiz Antônio e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profaª Helena Maria Luiz de Mello”.

Durante o evento, os professores apresentaram as atividades de educação ambiental desenvolvidas junto aos seus alunos ao longo do ano. Foram realizadas visitas a áreas naturais, não apenas as do IF e FF, mas também outros parques ou bosques do município. Foram realizadas atividades para estimular a reflexão crítica das crianças, como o diagnóstico ambiental através de Biomapa, Muro das Lamentações e Árvores dos Sonhos. Também ouve uma apresentação artística com as crianças.

A edição Luiz Antônio do Educatrilha foi realizada em parceria com a Fundação Florestal, a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Luiz Antonio, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação.

História de sucesso e continuidade
O Educatrilha já teve um ciclo concluído em Piracicaba, tendo formado 18 professores. Surgiu no âmbito de um projeto de iniciação científica de Pedro Lemos Marques, orientado por Maria Luísa Bonazzi Palmieri. A Edição Tupi foi premiada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Piracicaba como melhor iniciativa socioambiental na categoria “Organização Pública”, no Prêmio Destaque Ambiental 2016.

O projeto será expandido para outros municípios do Estado de São Paulo que possuem áreas naturais protegidas geridas pelo Instituto Florestal. As próximas localidades definidas serão Angatuba, Bebedouro e São José do Rio Preto.

Fotos: Acervo IF

Mais informações: Estação Experimental de Luiz antonio – Tel. (16) 3983-1224