20/09/2016

O Viveiro Florestal de Taubaté iniciou em agosto deste ano o projeto de pesquisa “Diagnóstico Socioambiental e análise dos recursos hídricos no Ribeirão das Antas, Taubaté-SP.” O objetivo é levantar as principais características ambientais e monitorar a qualidade da água na bacia hidrográfica. A perspectiva é de que os dados obtidos possam subsidiar trabalhos de educação ambiental com a população do entorno e projetos de recuperação ambiental.

A região
O desenvolvimento da cultura do café na Região do Vale do Paraíba durante o século XIX e posteriormente a criação de gado, ocasionaram diversas modificações na paisagem, com a retirada da vegetação nativa, levando à degradação dos solos e recursos hídricos. A bacia hidrográfica do Ribeirão das Antas é constituída por fazendas e pequenos sítios rurais onde a principal atividade econômica é a pecuária leiteira e a agricultura de subsistência.

Análise da água
No dia 07 de setembro foi realizada uma das primeiras etapas do projeto. Neili Peixoto Magalhães, professora da Faculdade de Roseira (FARO) ministrou o treinamento para a equipe do Viveiro, no qual foi apresentada a base conceitual e legal, bem como os procedimentos e técnicas para a realização das coletas de amostras de água e análises laboratoriais.

As análises serão efetuadas no Laboratório do Viveiro Florestal de Taubaté. Serão realizadas análises físicas, químicas e bacteriológicas, tais como: temperatura, condutividade elétrica, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, presença de Coliformes totais e fecais.

O projeto conta com a participação dos servidores do Instituto Florestal lotados no Viveiro de Taubaté e de uma bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fotos: Acervo Viveiro Florestal de Taubaté

Mais informações: Humberto Gallo Junior  – Tel. (12) 3626-1396 / 3626-1114 / 3626-3632