08/09/2016

Em pouco mais de duas décadas e meia, o conjunto das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) se tornou referência nacional e internacional em gestão das águas, sucesso que só foi possível por conta da implementação de programas e projetos de Educação Ambiental pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ),criado em 1989, e pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) do Comitê de Bacias Hidrográficas do PCJ (criado em 1993). Essa história é contada no livro “A história contada por nós mesmos”.

O Consórcio PCJ é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais. O Comitê de Bacias do PCJ é órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico.

A Especialista Ambiental Maria Luisa Bonazzi Palmieri, concedeu entrevista à equipe de produção do livro como ex-coordenadora da CT-EA dos Comitês (representando o Instituto Florestal). Durante o período em que foi coordenadora (2013-2015), foram realizados: a revisão da Política de Educação Ambiental do Comitês, o planejamento da elaboração do caderno de Educação ambiental sobre a revisão dos planos de bacia (prevista para 2016), e o desenvolvimento de uma série de programas de educomunicação para a TV-PCJ.

Maria Luiza trabalha com a linha da educação ambiental crítica, e conta que o livro também traz um texto sobre a Estação Experimental de Tupi, onde são realizadas diversas pesquisas e atividades sobre Educação Ambiental. Há mais de 20 anos a unidade realiza um programa que envolve visitas monitoradas, principalmente com escolas públicas da região de Piracicaba. O objetivo é propiciar aos visitantes momentos de diálogo e reflexão sobre temas socioambientais. Busca-se o aprimoramento contínuo do programa por meio de materiais educativos cursos e novas estratégias educativas.

O livro foi coordenado por: Consórcio PCJ, Essencial Engenharia e Consultoria Ambiental e Petrobrás(Refinaria de Paulínia) e pode ser acessado no link: http://agua.org.br/a-historia-contada-por-nos-mesmos/?platform=hootsuite

Mais informações: Estação Experimental de Tupi – Tel:(19) 3438-7116