18/08/2016

De 02 a 04 de agosto, foi realizada a décima edição do Seminário de Iniciação Científica do Instituto Florestal, no qual bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentaram seus trabalhos realizados sob a orientação de pesquisadores e corpo técnico do Instituto.

A cerimônia de abertura do evento ocorreu no auditório do IF a mesa de abertura contou com a presença do Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Dr. Antonio Velloso Carneiro, sendo composta pelo Prof. Dr. Edgar Fernando de Luca, Diretor Geral do Instituto, Profa. Dra. Daniela Fessel Bertani, Coordenadora do PIBIC, Prof. Dr. João Batista Baitello e a Profa. Elaine Rodrigues, representantes dos pesquisadores científicos do IF, Prof. Dr. Marco Antonio de Assis e Profa. Dra. Solange Terezinha de Lima Guimarães, pesquisadores da UNESP Rio Claro que compuseram o Comitê Externo CNPq. O pesquisador da casa João Batista Baitello ministrou a palestra de abertura do evento “A ilustração científica e fatos históricos dos principais setores de pesquisa no Serviço Florestal de 1927 a 1960”.

Nesta edição foram 122 participantes inscritos para o evento. Ao todo 33 trabalhos foram apresentados, dos quais 20 eram de bolsistas do PIBIC/CNPq-IF e tiveram apresentação na forma oral e com espaço para perguntas, e 13 eram de outros bolsistas da Instituição e foram expostos na parte externa do auditório na forma de painéis.

Vários temas relevantes relacionados às principais áreas de pesquisa do IF foram abordados, como destacado por Daniela na abertura do evento: “o programa de IC do IF tem o objetivo de despertar a vocação científica nos alunos de graduação nas mais diversas áreas, entre elas Melhoramento Florestal, Silvicultura, Ciências Humanas e Sociais, Ecologia Florestal e Serviços Ecossistêmicos”. A grande relevância dos temas relacionados à educação ecológica e à participação social na gestão de Unidades de Conservação foi destacada pelo Secretário Ajunto de Meio Ambiente, “os temas abordados por vocês são de grande importância para a integração do conhecimento científico à formulação e execução de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente”, comentou.

Ao final do segundo dia de evento, foi realizada a avaliação das apresentações orais pelos membros do Comitê Externo CNPq, Profa. Dra. Solange Terezinha de Lima Guimarães e Prof. Dr. Marco Antonio de Assis (ambos da Unesp Rio Claro). Os painéis foram avaliados pelo Comitê Institucional PIBIC-IF composto pelo Prof. Dr. Bruno Almozara Aranha e Profa. Kátia Regina Pisciotta. A qualidade dos trabalhos apresentados foi enaltecida por todos os componentes dos comitês avaliadores. Veja abaixo a relação de trabalho premiados:

Apresentação Oral
1º lugar: Leonardo Mingardo
“Herdabilidade do diâmetro dos vasos da madeira em progênies de Dipteryx alata Vogel: estimativa de parâmetros genéticos em caracteres anatômicos da madeira”
Orientadoção: Eduardo Luiz Longui

2º lugar: Dhemerson Estevao Conciani Costa
“Índice de Avermelhamento de Solos em Fitofisionomias do Cerrado nas Estações Ecológica e Experimental de Itirapina”
Orientação: Edgar Fernando de Luca

3º lugar: Flavia Maria Mérida Ramoneda
“O efeito da cobertura vegetal na distribuição dos indivíduos de Livistona chinensis (Jack) R. Br. ex. Mart. na microbacia do Córrego do Viveiro no Parque Estadual Alberto Löfgren, São Paulo-SP”
Orientação: Silvana Cristina Pereira Muniz de Souza

Painel
1º lugar: Sheyla de Oliveira Silva
“Resgate Histórico pela Conservação Arquivística do Instituto Florestal: Intercâmbios Científicos (1950-1951)”
Orientação: João Batista Baitello

2º lugar: Tatiana Luz da Cunha
“Contribuição dos estudos em parcela permanente de grande dimensão para o conhecimento da flora da Estação Ecológica dos Caetetus, SP”
Orientação: Natália Macedo Ivanauskas

3º lugar: Rodrigo Barbosa da Silva
“Percepção do corpo técnico do Instituto Florestal em relação à própria produção enquanto popularização científica”
Orientação: Alexsander Zamorano Antunes

Minicursos
No terceiro dia do evento, foram oferecidos aos estudantes três minicursos ministrados por pesquisadores e técnicos do Instituto Florestal. Durante a parte da manhã os alunos tiveram contato com os temas “Manejo de Trilhas”, através do minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Waldir Joel de Andrade, e “Noções Básicas de Comunicação para a Divulgação Científica”, através do minicurso ministrado por Leni Meire Pereira Ribeiro Lima e Paulo Andreetto de Muzio, membros do Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do IF.

Leni comenta sobre a relevância do minicurso “Noções Básicas de Comunicação para a Divulgação Científica” em um evento de Iniciação Científica, dizendo que “dar oportunidades para que os alunos de IC possam compreender a importância do processo de comunicação na divulgação do conhecimento científico, desde o planejamento visual e apresentação gráfica do material até as possibilidades de plataformas que podem ser usadas, demonstra a relevância desse minicurso”. Embora a maioria dos participantes deste minicurso tenha sido composta por estudantes, houve também a presença de alguns pesquisadores/orientadores, para Muzio essa participação enriqueceu os debates.

Na parte da tarde a Profa. Dra. Kátia Mazzei abordou o tema “Introdução às geotecnologias para planejamento de UCs”. Como destacado por Kátia, estes temas são muito relevantes para alunos de graduação: “é muito importante que alunos de graduação tenham contato com estes temas, o tema do meu minicurso, por exemplo, é essencial para alunos de IC, visto que as geotecnologias fazem parte de nossas vidas e os alunos já fazem uso delas, mesmo que intuitivamente. Então o objetivo principal do meu minicurso é direcionar os alunos, através de conceitos básicos, ao estudo e uso de geotecnologias”. A prof. Kátia destacou ainda a importância de se dar esse direcionamento para os alunos “aqui os alunos podem ter contato com conceitos básicos e procurar se aprofundar mais, estudarem e serem autodidatas e independentes nesse assunto, assim como eu, que trabalho com o tema há muitos anos”.

Fotos: Paulo Muzio

Mais informações: Pesquisadora científica Daniela Fessel Bertani – Coordenadora acadêmica do comitê institucional de iniciação científica – Tel: (11) 2231-8555 / Ramal 2023

Por: Tamires Gonçalves (Bolsista FAPESP do Programa Mídia Ciência)