02/08/2016

Já está no ar o número 54 da revista IF Série Registros, que traz o selo comemorativo de 130 anos do Instituto Florestal.

A IF Série Registros é um periódico científico, seriado, com periodicidade irregular. Surgiu em 1989, substituindo a Publicação IF, de 1972. Publica trabalhos inéditos em ciências florestais e afins, na forma de artigos científicos extensos, artigos técnico-científicos e artigos de revisão, redigidos em português, inglês ou espanhol.

Todas as 54 edições podem ser acessadas online no site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/publicacoes-if/if-serie-registros/

Trabalhos publicados
Esta edição comemorativa traz cinco trabalhos. Dois deles, com autoria de pesquisadores do Instituto Florestal (IF), buscam identificar a potencialidade da educação ambiental em duas unidades do Instituto Florestal: as Estações Ecológicas de Avaré e Paranapanema.

Outros trabalhos realizados por cientistas da casa também merecem destaque. Os pesquisadores do IF Claudio Moura, Luiz Carlos Libório e Gláucia Cortez apontam em seu artigo as consequências ambientais e geográficas da alteração do Rio Comprido, no município de Iguape. Em 1955, o Rio sofreu com a abertura de um canal. Entre outros resultados negativos, isso dificultou o desenvolvimento econômico da região. Ocimar Bim e Marcos Campoli também do IF, apresentam estudo realizado entre 2008 e 2013 que analisa a participação das comunidades no processo de criação e gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, na região do Vale do Ribeira.

A revista traz ainda o trabalho do pesquisador aposentado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Rogério Bezerra da Silva, sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Federal nº 13.243/16), resultado de palestra realizada no Instituto Florestal em 23 de fevereiro deste ano.

Um pouquinho da história da instituição…
A atual denominação do Instituto Florestal não tem 130 anos, pois sua criação ocorreu em 1970. Entretanto, seu embrião está na criação da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, esta sim criada em 1886. De lá pra cá, a instituição passou por algumas mudanças de nome e também de vocação, sem nunca deixar de ser protagonista na cena florestal brasileira. Vale aqui ressaltar também a importância da criação do Serviço Florestal, em 1911.