14/06/2016

A ação envolve a comunidade do entorno para recuperar e ampliar as matas ciliares de corpos d’água próximos à unidade

No dia 09 de junho, a Floresta Estadual de Avaré promoveu o plantio de cerca de 90 mudas em áreas urbanas próximas à unidade. A ideia é contribuir com a recuperação da mata ciliar de um afluente do Córrego do Curtume.

A ação ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e faz parte das ações do Projeto “Preservar é preciso: educação ambiental como ferramenta para a gestão das águas urbanas”

O terreno foi preparado pela equipe da Floresta Estadual de Avaré e o plantio das mudas realizado junto a alunos da Escola Estadual Padre Emílio Immoos, que fizeram do evento uma festa e contribuíram para com a preservação do meio ambiente.

Foram plantadas mudas tanto em volta da escola, como na Área de Preservação Permanente do afluente do Curtume.

As espécies escolhidas para o plantio foram pensadas respeitando-se as espécies que compõem a mata ciliar dos rios da Microbacia do Ribeirão Lajeado e seus afluentes, bem como nas questões paisagísticas, incluindo ainda a previsão de produção de frutas silvestres para a fauna urbana e ainda para a comunidade local.

Espera-se que, além de frutos, as sementes do Projeto germinem em forma de atitudes sustentáveis para com o ambiente onde vivemos.

Relação das espécies plantadas: mutambo-vermelho (guazuma ulmifolia), calabura (muntingia calabura), araçá (psidium cattleianum), uvaia (eugenia pyriformis), angico-vermelho (parapiptadenia rigida), ipê-roxo (handroanthus heptaphyllus), quaresmeira (tibouchina stenocarpa), paineira (ceiba speciosa), ingá (inga edulis), cabeludinha (myrciaria glazioviana), aroeira-pimenteira (myroxylon peruiferum) ipê-amarelo (handroanthus chrysotrichus), araribá (centrolobium tomentosum), cambará (gochnatia polymorpha), pau-viola (citharexylum myrianthum), cedro (cedrela fissilis), chá-de-bugre (cordia ecalyculata), chal-chal (allophylus edulis) sapateiro (pera glabrata), jerivá (syagrus romanzoffiana) palmito (euterpe edulis) e pinheiro-do-paraná (araucaria angustifolia).

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Avaré

Mais informações:
Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290