30/05/2016

Reunião envolveu funcionários das duas instituições para debater o processo de implantação do Plano para a conservação do mosaico

No dia 23 de maio, funcionários dos Institutos de Botânica e Florestal se reuniram para conhecer o Plano de Manejo Integrado das Unidades de Conservação Reserva Biológica e Estação Ecológica de Mogi-Guaçu e iniciar o debate sobre o processo de implantação do mesmo que necessitará do envolvimento e empenho de todos.

A programação da reunião contou com uma breve explicação sobre o que é um plano de manejo e como se dá o processo de planejamento, feita pela pesquisadora científica do IF Helena Dutra Lutgens, chefe da Seção de Mogi-Guaçu. Logo após, foi realizada a apresentação do referido plano de manejo, pelo pesquisador científico do Instituto de Botânica, pelo coordenador do Plano de Manejo e chefe da Reserva Biológica de Mogi-Guaçu, João Del Giudice Neto.

O Plano foi coordenado pelo Instituto de Botânica e é fruto de um amplo processo de discussões e amadurecimento de ideias entre técnicos das duas instituições, bem como consultores externos. Propõe importantes avanços nas práticas de gestão visando a efetiva conservação do mosaico formado pelas unidades de proteção integral e pela estação experimental, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

A reunião aconteceu na Estação Experimental de Mogi-Guaçu. Os funcionários presentes estão lotados nas áreas protegidas contempladas pelo plano integrado.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Mogi-Guaçu

Mais informações: Helena Dutra Lutgens – (19) 3841-1056 e 3841-1057