24/05/2016

José Luiz de Carvalho abordou desde a relação dos seres humanos com o meio ambiente e questões técnicas para a proteção de nascentes

No dia 19 de maio, o pesquisador científico do Instituto Florestal José Luiz de Carvalho ministrou palestra para os alunos do curso “Áreas Rurais Sustentáveis”. O curso é organizado pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEAM) do Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) e foi oferecido para produtores rurais, mas teve também a participação de técnicos do setor público.

Este encontro teve como tema a Proteção de Nascentes e aconteceu em uma propriedade do município Santo Antônio do Pinhal onde é desenvolvido um projeto de recuperação. Na ocasião, José Luiz compartilhou um pouco de experiências de pesquisa realizadas no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha. Abordou desde a relação dos seres humanos com o meio ambiente em termos práticos até questões técnicas relevantes para a preservação e manutenção de nascentes.

Os alunos também realizaram uma visita de campo e puderam verificar as ações desenvolvidas para recuperação do local.

O próximo módulo do curso acontecerá no dia 15 de junho com os temas: Boas Práticas Agrícola e Conservação da Água e do Solo.

Fotos: CBH-SM

Mais informações: José Luiz de Carvalho – Tel.(12)3642-3910 / (11)2231-8555 – ramal 2010 / 2012