12/05/2016

Evento reuniu mais de 120 países nas discutir temas como o desenvolvimento sustentável, a conservação da biodiversidade e engajamento de jovens

Entre os dias 14 e 17 de março, foi realizado o 4º Congresso Mundial das Reservas de Biosfera, na cidade de Lima, Peru.

O Congresso envolveu Comitês Nacionais do Programa O Homem e a Biosfera (MAB) e especialistas diretamente envolvidos na aplicação prática das Reservas da Biosfera, incluindo: representantes de governos, gestores, agentes locais, comunidades, representantes das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), ONGs, instituições acadêmicas e parceiros, organizações e instituições de todo o mundo.

A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) esteve representada por sua coordenadora Maria de Lourdes Ribeiro Gandra e por Elaine Aparecida Rodrigues, vice-diretora do Instituto Florestal(IF).

O evento proporcionou uma oportunidade significativa para as Reservas da Biosfera examinarem seu progresso, realizações e desafios desde a Conferência de Sevilha (1995) Congresso em Madri (2008), e para iniciar novos planos de ação.

As Reservas de Biosfera são locais prioritários para conservação da biodiversidade e o evento reforça a importância de sua atuação no cenário mundial de proteção da biodiversidade e das culturas locais. As principais questões discutidas foram a biodiversidade, a diversidade cultural, as alterações climáticas, o uso sustentável dos recursos naturais, a educação para o desenvolvimento sustentável e o engajamento dos jovens.

O objetivo do Congresso foi de revisar a implementação do Plano de Ação de Madri para as Reservas da Biosfera (2008-2013), a Estratégia de Sevilha e o Marco de Ação Estatutário de 1995, compartilhando as lições aprendidas e os novos desafios enfrentados pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera, coletando contribuições ao Plano de Ação de Lima para as Reservas da Biosfera para o período 2016-2025.

O Plano de Ação de Lima impulsiona as Reservas da Biosfera enquanto espaços para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável de 2030 e para a luta contra as alterações climáticas. O documento estimula o fortalecimento dos modelos de desenvolvimento sustentável dentro das reservas da biosfera, “incluindo soluções que protejam e promovam os conhecimentos dos povos indígenas”. O Plano motiva a empreender estratégias de conservação das reservas da biosfera em conjunto com as comunidades locais, científicas, juvenis, e nativas, e também com o setor privado.

O Painel da RBCV esteve exposto permitindo a troca de informações e experiências e suscitou muito interesse aos participantes do Congresso, dada a peculiaridade do território em contexto metropolitano.

O evento reuniu mais de 120 países, 1300 pessoas e 130 Reservas da Biosfera da Rede Mundial. Foi uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Peru, Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado, e o Programa MAB da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (UNESCO).

Para conferir o Plano de Ação de Lima (2016-2025), em versão em espanhol, completo clique aqui.

Fotos: Acervo RBCV

Mais informações: Maria de Lourdes Ribeiro Gandra – Tel.(11) 2231-8555/Ramal 2013