03/05/2016

De 25 a 29 de abril, o Instituto Florestal (IF) realizou o 2ª módulo do IV Curso de Introdução ao Manejo de Unidades de Conservação. O curso é voltado aos profissionais e estudantes das diversas áreas do conhecimento e oferece formação básica direcionada ao planejamento e ao manejo de Unidades de Conservação (UCs).

Este segundo módulo do curso teve como tema ‘Programas de Manejo’ e ofereceu palestras abordando conteúdos e experiências sobre: conservação da geodiversidade, planos de manejo, zoneamento, zona de amortecimento, regularização fundiária, proteção, gestão de pesquisas em UCs, uso público, implantação de trilhas, educação ambiental e comunicação em UCs.

Também aconteceu uma visita ao Parque Estadual da Cantareira, na qual os alunos do curso tiveram um encontro com o gestor do parque Vladimir Arrais de Almeida, e Elisângela Moino Vicário e Marcela Ahlf Bandini, gestoras dos núcleos Cabuçu e Engordador, respectivamente.

Além de Rogério Rodrigues Ribeiro, do Instituto Geológico, Adriana Neves e Maria Aparecida Cândido Salles Resende, da Fundação Florestal, o curso teve como docentes, os pesquisadores do IF: Humberto Gallo Junior, Ivan Suarez da Motta, Kátia Mazzei, Marli Maria Cardoso, Ricardo Marcelo Giacon e Waldir Joel de Andrade.

O terceiro módulo do curso será realizado entre os dias 16 e 20 de maio.

Veja como foi o primeiro módulo.

Mais informações: Divisão de Reservas e Parques Estaduais – Tel.(11) 2231-8555 – Ramais 2105/2054/2094