19/04/2016

IMG-20160417-WA0020_1

No dia 16 de abril, foi realizado no Viveiro Florestal de Taubaté o 2º módulo do Curso de Gestão e Educação Ambiental.

O curso é uma iniciativa voluntária da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização social do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS). Está em sua 12ª edição e o Viveiro Florestal de Taubaté é parceiro desde o início, sempre realizando o 2º módulo na unidade. Tem a duração de dez meses, sendo um módulo por mês e cada módulo em um local diferente, dentro da bacia do Paraíba do Sul. Em cada módulo é ensinado algum aspecto da educação e/ou gestão ambiental, com experiências práticas, visitas de campo e palestras. Todos os palestrantes e organizadores são voluntários.

A gestora do Viveiro, engenheira florestal Alcinéa Guimarães de Castro, ministrou palestra sobre concepções de educação ambiental. Também realizou uma dinâmica de “recorta e cola”, para extrair dos alunos o que eles entendem por educação ambiental, iniciando um debate sobre o tema. A especialista ambiental Ana Stella Neves apresentou as atividades que a equipe do Viveiro realiza, tanto relativas à educação ambiental formal quanto às ações voltadas à comunidade do entorno do Viveiro. Em seguida, Alcinéa conduziu os alunos pelos espaços educativos da unidade: Centro de Exposições, Viveiro de Mudas e Espaço Ecoartes. Ao final, Stella monitorou os alunos em passeio na trilha interpretativa do Ribeirão das Antas. Todas as atividades tiveram o apoio da funcionária Clara Maria de Carvalho.

O curso teve cerca de 40 alunos, entre estudantes de engenharia ambiental e profissionais das mais diversas áreas. Entre os parceiros do curso estão a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(CETESB), a Companhia Energética de São Paulo(CESP), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), as Faculdades Integradas Teresa D´Ávila (FATEA) e a empresa Fibria.

Foto: Acervo Viveiro Florestal de Taubaté

Mais informações: Ana Stella Ribeiro Medeiros Neves – Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396