12/04/2016

No dia 18 de abril, será realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) o Workshop Construção de um Núcleo de Formação Ecoprofissional de Jovens na Estação Experimental de Tupi. O evento tem o objetivo de apresentar as bases filosóficas e pedagógicas do programa Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) e ampliar a rede de instituições envolvidas na construção de um núcleo deste programa na área protegida do Instituto Florestal em Piracicaba.

O Workshop contará com a presença da Ondalva Serrano, responsável pela concepção da metodologia do PJ-MAIS e membro do Conselho de Gestão do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental.

O PJ-MAIS é um programa de formação de jovens baseado na formação integral e na capacitação ecoprofisional dos jovens nas seguintes áreas: produção e manejo agrícola e florestal sustentáveis; consumo, lixo e arte; turismo sustentável; e agroindústria artesanal. Foi desenvolvido há quase duas décadas pela RBCV. Em 2000, o Programa foi selecionado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a  Ciência e a Cultura (UNESCO) entre as quase 400 outras Reservas da Biosfera do mundo para receber financiamento das Nações Unidas. Em 2001 ganhou o primeiro lugar no concurso da UNESCO como melhor projeto em Reservas da Biosfera da América Latina e Caribe. Em 2005, esteve entre os 30 projetos vencedores do concurso internacional Development Marketplace, do Banco Mundial, dentre aproximadamente 2700 concorrentes, com experiências de educação relevantes.

O evento é uma iniciativa do Instituto Florestal em parceria com o Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP (OCA), do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, a Iandé – Educação e Sustentabilidade e a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

O workshop ocorrerá das 8h30 às 17h, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, à Avenida Pádua Dias nº 11, em Piracicaba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail eetupi.if@gmail.com.

Mais informações: Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi: 3438-7116/3438-7200.