06/04/2016

A identificação online de madeira foi desenvolvida pela pesquisadora do Instituto Florestal Sandra Florsheim e contribui diretamente com o combate ao comércio ilegal de madeira

worshop_colombiaA pesquisadora do Instituto Florestal Dra. Sandra Monterio Borges Florsheim participou, em fevereiro, do Seminário internacional “Illegal Logging Workshop”, na Colômbia. O evento acontece periodicamente em diferentes países  e tem como tema a exploração ilegal de madeira. A edição colombiana, Seminario Tala y Trafico Ilegal de Madera en Colombia e ocorreu na capital Bogotá entre os dias 24 e 26.

Sandra ministrou a palestra que aborda a importância da identificação de madeira na fiscalização.  Apresentou a metodologia de identificação de madeira online que desenvolveu no IF e é utilizada na fiscalização junto à Polícia Ambiental com o objetivo de coibir a entrada de madeira ilegal no Estado de São Paulo. Segundo a pesquisadora “se o policial não sabe identificar a madeira, consequentemente, há facilidade dos infratores de passarem produto ilegal”. E para que se saiba se a madeira é ilegal ou não, há necessidade de análise técnica, realizada somente por especialistas. A metodologia de Sandra permite que os especialistas façam a análise da madeira à distância em tempo real, sem precisar ir a campo com os policiais. Além de economizar recursos, otimiza a logística da fiscalização e potencializa os resultados.

Sandra participou a convite do Departamento de Justiça norte-americano e da embaixada dos EUA na Colômbia e retornou ao Brasil com convite para voltar para realizar um curso para a Polícia Nacional colombiana.

 

Foto: Acervo IF

Mais informações: Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2002