22/03/2016

A Floresta Estadual de Avaré, popularmente conhecida como Horto, realizou, em 22 de março, as comemorações do Dia Mundial da Água com um plantio simbólico de mudas. A atividade promoveu o lançamento de um projeto que envolve a comunidade do entorno para a recuperação da corpos d’água da unidade e do entorno.

Trata-se de uma continuação do Projeto Fontes da Conservação, que teve suas ações desenvolvidas nos anos de 2014 e 2015 pelo Programa de Uso Público da unidade e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e que agora passará por uma remodelagem, mas ter seus objetivos alterados. O novo parceiro é a Escola Estadual Padre Emílio Immoos.

O objetivo do projeto é minimizar o processo de degradação das microbacias dos córregos do Curtume e Bretas causado pela ação antrópica de descarte inadequado de resíduos sólidos. Por causa da expansão urbana e do adensamento populacional, uma considerável parte da região encontra-se total ou parcialmente impermeabilizada, fator que altera as condições de infiltração da água pluvial e impede a exfiltração das águas subterrâneas. Como conseqüência, inúmeras nascentes foram degradadas ou desapareceram. A Floresta Estadual de Avaré localiza-se na Microbacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado, composta por diversas nascentes em território urbano e rural. O córrego do Bretas tem sua nascente cravada na cidade e há tempos enfrenta conseqüências do processo de urbanização e contaminação de suas águas.

O projeto também prevê a realização de atividades de cunho educacional, visando ao desenvolvimento de ações que sensibilizem a comunidade dos bairros que integram parte da Microbacia e seus corpos d’água auxiliares para a preservação e conservação do meio ambiente. A proposta é de que as ações educativas não sejam ações pontuais que se refiram somente a datas comemorativas, como a de hoje, mas sim um processo contínuo de formação na área ambiental visando à melhora da qualidade de vida de todos.

O plantio simbólico de mudas envolveu os alunos da escola marcou o lançamento do novo projeto, que ainda não tem nome pois a proposta é que seja um processo com fundamentação democrática, onde os alunos sejam os criadores.

As mudas plantadas foram de Pau Brasil (Caesalpinia echinata) e Grumixama (Eugenia brasiliensis).

Fotos: Acervo Floreta Estadual de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290