22/03/2016

A Estação Experimental de Tupi, localizada no município de Piracicaba, está desenvolvendo, desde o início do ano de 2016, o Programa “Vem Pro Horto”.

Com o objetivo de contribuir para transformar a unidade em um espaço educador sustentável aproximando-a da comunidade, já estão sendo realizadas diversas atividades educativas voltadas a diferentes públicos.

Aproximando a unidade das escolas do entorno
Em 10 de fevereiro, ocorreu na Estação Experimental de Tupi o primeiro dia de planejamento da Escola Estadual “Pedro de Mello”. A atividade teve o intuito de apresentar a unidade aos professores que ainda não o conheciam e estimular a todos para que a utilizassem para trabalhos educativos com seus alunos, considerando todas as áreas do conhecimento. Na ocasião, os professores foram conduzidos à “trilha da biodiversidade”.

Após a trilha, realizou-se uma “roda de conversa”. Nessa atividade, enfatizou-se o caráter interdisciplinar da educação ambiental e a possibilidade dos professores elaborarem propostas pedagógicas para desenvolverem com os alunos em visitas à unidade.

Inspirados pelas ideias compartilhadas, os participantes realizaram a trilha uma segunda vez, desta vez monitorada. Foram desenvolvidos diversos temas, como a importância da mata ciliar, as relações entre água e floresta, a história da unidade, entre outros. Buscou-se trabalhar os temas em uma perspectiva crítica, considerando a complexidade das questões socioambientais e a importância da participação de toda a sociedade no enfrentamento da crise ambiental. Na trilha, buscou-se valorizar os conhecimentos, experiências e ideias dos professores. Foi destacada a importância de sua participação ativa nas visitas, de forma que os docentes não precisam necessariamente abordar aqueles temas com os alunos, mas podem trazer sua própria proposta pedagógica.

Além de todos os professores da escola, estiveram presentes o diretor Thiago Franco, a vice-diretora Marily Fortunato e o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Tupi Carlos Silva.

Oficina de compostagem
No dia 13 de fevereiro, foi realizada uma oficina de compostagem em parceria com o Programa USP/Recicla, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e o Centro de Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais. A atividade contou com a participação de cerca de 20 pessoas, incluindo funcionários da unidade, moradores do entorno, estudantes e demais interessados no tema. A oficina foi ministrada pelas representantes da ESALQ Beatriz Silvano, Yasmin Hess e Beatriz Odorcick e realizada por meio de dinâmicas, “roda de conversa” e atividade prática de construção da composteira.

A composteira tem sido cuidada semanalmente de forma coletiva pela equipe da Estação Experimental de Tupi, buscando-se desenvolver no âmbito interno da instituição,espírito de equipe e engajamento na transformação socioambiental.

Estimulando a juventude
Em 1º de março, o foco do Programa foi o protagonismo juvenil. Foi realizada atividade com os representantes de todas as salas da Escola Estadual “Pedro de Mello”, preparando-os para a formação de grêmio estudantil. Essa atividade foi ministrada por Renato Morgado, gestor ambiental do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e membro do Observatório Cidadão de Piracicaba. Teve o apoio do diretor Thiago Franco e do líder comunitário Carlos Silva. Neste dia, os jovens compartilharam as ações que já realizaram e elaboraram coletivamente as melhorias que desejam para a escola e para o bairro onde moram. Enfatizou-se a importância de estes jovens serem os protagonistas destas mudanças e de se debater sobre meios para colocá-las em prática. Todas as sugestões foram encaminhadas à direção da escola.

Cuidando da casa
No dia 9 de março, as atividades foram voltadas ao público interno da unidade. A ministrante foi a Engenheira Aline Costa, que explicou sobre a necessidade e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e forneceu diversas orientações sobre segurança e saúde do trabalho. Foram discutidas as dificuldades encontradas na rotina de trabalho e as medidas a serem tomadas para evitar acidentes, bem como foram propostas de soluções e esclarecimentos de dúvidas.

No dia 13 de março, foi realizada a atividade Trilhando Conhecimentos no Horto de Tupi: “Nossa casa comum, nossa responsabilidade”, no âmbito da Campanha da Fraternidade. O foco foi o público interno da unidade a e a comunidade de entorno, com convite a todas as igrejas de diferentes denominações. Esta atividade foi desenvolvida em conjunto com a Associação de Moradores do Distrito de Tupi. Os participantes realizaram a trilha da unidade com foco no tema da campanha, saneamento, além de uma dinâmica de compartilhamento de ideias sobre como podemos contribuir para cuidar da nossa “casa comum”.

Estão previstas diversas outras atividades no âmbito deste programa, a serem realizadas ao longo do ano, as quais têm sido divulgadas na página da unidade no Facebook.

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel: (19) 3438-7116