25/02/2016

A Estação Experimental de Tupi, em seu projeto de aproximar a comunidade local da unidade, tem realizado um constante trabalho de divulgação de suas atividades envolvendo os mais diversos órgãos de imprensa local. Popularmente conhecida como “Horto”, a unidade foi tema de reportagem da edição de fevereiro do “Nosso Jornal”.  O periódico tem distribuição gratuita e abrange 8 bairros do município de Piracicaba, todos no entorno ou próximos à unidade, sendo eles Tupi, Parque Peória, Jardim Bartira, Santa Izabel, Tijuco Preto, Fazenda Morro Grande, Horto Florestal, Conceição e Caiubi. Carlos Silva, que assina a reportagem, é presidente da Associação de Moradores do Distrito de Tupi.

Segue abaixo o texto da reportagem na íntegra:

COMPOSTAGEM NO HORTO FLORESTAL

Como somos abençoados por ter esse espetáculo da natureza chamado “Estação Experimental de Tupi”, dentro do território de nosso distrito!

Já falamos aqui em outras oportunidades da beleza do local, do quanto esse espaço foi importante na infância das crianças que por aqui cresceram. E também de quantos estudantes já tivemos aqui, por se tratar de uma estação de experimentos.

Recentemente, a associação do distrito e a direção da escola Pedro de Mello, estiveram reunidos com a equipe administrativa do Horto Florestal, a Sra. Maria Luísa Bonazzi Palmieri e a Sra. Rosa Maria, e ficamos felizes com anova proposta que o Horto expõe no momento.

Maria Luísa, a Malú, e Rosa Maria, falaram da proposta de ver o Horto Florestal se transforando numa unidade de uso da população, com assuntos e didáticas voltados à preservação da natureza, sustentabilidade e acima de tudo ao uso social do espaço.

Thiago, diretor da escola, ficou muito entusiasmado com a possibilidade de fazer do Horto uma extensão das salas de aula. Malú e Rosa falaram da ideia de explicar teorias de sustentabilidade e conservação ambiental nas salas de aula, e posteriormente os alunos aprenderem na prática, nas trilhas do Horto. Estamos sentindo que muito coisa boa está por vir.

Esses projetos na verdade já existem na unidade, mas agora deverá ser de forma mais abrangente, e acima de tudo buscando o envolvimento dos moradores do distrito.

E como primeiro passo, o Horto Florestal realizará no dia 13 de fevereiro uma oficina de compostagem onde aprenderemos de forma simples e barata a transformar o lixo orgânico em rico material para hortas e jardins.

Vale a pena participar, galera! Participar das atividades do Horto é conhecer e valorizar os espaços do distrito. Obrigado Malú, Rosa Maria, Thiago, Maria Elisa (PSF) e todos os que contribuem para que tenhamos sempre m espaço inovador e de muito proveito para as questões sociais que a associação sempre apoia!

Fonte: “Nosso Jornal”, ano XVII nº184 fevereiro/2016

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel: (19) 3438-7116.