24/02/2016

No dia 19 de fevereiro foi comemorado no Instituto Florestal (IF) o aniversário da funcionária Olga Pisaneschi Rodrigues, que no dia anterior completou 88 anos de vida. Seria deselegante revelar sua idade não fosse a importância desta homenagem à profissional que dedicou sua vida à instituição e em março completa 55 anos de casa.

Dona Olga, como é conhecida, é a mais antiga funcionária da instituição em atividade. Entrou no então Serviço Florestal em 1961. Foi seu primeiro e único emprego. Ela conta que nunca tinha visto uma máquina de escrever na sua frente, mas teve muita ajuda e boa vontade das colegas. Em 1970 viu o Serviço se tornar Instituto. Trabalhou na área de finanças e na biblioteca, onde aprendeu muito (até a falar inglês). Em 1983 foi para o Parque Estadual da Cantareira, onde ficou até 1998. Conta que muitos que entraram como estagiários quando trabalhava lá, hoje em dia são chefes de seção e gestores de unidades. Dona Olga se aposentou do IF em 1987, ainda no Parque, e foi imediatamente contratada pela recém-criada Fundação Florestal. Atualmente trabalha no setor de Recursos Humanos da Fundação, cuidando dos funcionários de outras instituições que estão afastados para o Instituto.

Se as histórias do Instituto e da Fundação Florestal se confundem, não há dúvidas que Dona Olga é a memória viva de ambas. A comemoração de seu aniversário contou com a participação de funcionários das duas instituições e de familiares. Dona Olga morou 35 anos dentro da própria sede do IF, segundo ela numa casa muito confortável que não poderia ter tido na época. E não se cansa de repetir que o Instituto Florestal é sua família.

Fotos: José D. Senhorinho