15/02/2016

Um incêndio atingiu o Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Hidrologia Florestal, localizado na Floresta Estadual de Assis, na quinta-feira (11.02). O fogo iniciou-se em torno das 4h30 da madrugada e durou cerca de 2h, destruindo completamente o laboratório. Ninguém ficou ferido. O Instituto de Criminalística foi acionado e está realizando laudo pericial. A causa provável do incêndio é um curto circuito e, como a construção era de madeira, o fogo se alastrou rapidamente.

O Laboratório guardava informações e dados sobres espécies nativas e exóticas, vegetação, reflorestamento, recuperação de mata ciliar e pesquisas em restauração de ecossistemas, hidrologia florestal e conservação ambiental. Parte das informações produzidas no Laboratório contam com backup, entretanto, ainda não é possível avaliar a perda em relação a estudos e dados armazenados no local. As perdas materiais estão sendo avaliadas.

A Secretaria do Meio Ambiente lamenta o ocorrido e, junto com o Instituto Florestal, empreenderá todos os esforços possíveis para restabelecer o relevante trabalho de pesquisa sobre o bioma Cerrado, desenvolvido nessa unidade.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

Fotos: Giselda Durigan e Sidney Fernandes