12/02/2016

No dia 26 de janeiro, crianças da Comunidade do Sapo, na Zona Norte de São Paulo, visitaram o Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL) para participarem de atividades de arte-educação. As oficinas foram realizadas pelo Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte (MICA) em parceria com o Museu Florestal Octávio Vecchi, Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente (CPU/SMA) e Marcelinho Protetor.

Ao chegarem, as crianças foram conduzidas pelos monitores do Parque até o Museu e visitaram a exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê!”, que aborda questões como o atropelamento de animais silvestres e outros conflitos relacionados à fragmentação da paisagem. Em seguida acomodaram-se no auditório para um bate-papo sobre a importância das árvores, coordenado pela voluntária Daniela Pastane Cuevas e pela bióloga Rosangela Peres Biruel. Logo após, as crianças seguiram para o Parque para realizar o plantio de mudas. Foi o ponto alto do evento. Aprenderam ainda que é possível plantar e colher mesmo em pequenos vasos e que, sempre que visitarem o PEAL, poderão acompanhar o crescimento das árvores que plantaram.

Para fixar tudo o que aprenderam através da arte, cada criança recebeu um azulejo de cerâmica para desenhar e pintar sua árvore favorita. Os azulejos ainda vão para a queima, quando terão as cores da pintura ressaltadas e poderão ser expostos. Ao final da tarde, as crianças receberam a cartilha educativa “Árvore Amiga da Cidade”, produzida pelo Instituto Florestal e que aborda com uma linguagem leve os benefícios da arborização urbana. As crianças levaram também os vasinhos com as ervas medicinais e comestíveis que plantaram. Elas serão multiplicadoras em sua comunidade.

Fotos: Acervo MICA

Mais informações: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2063