13/01/2016

Em dezembro de 2015, o Instituto Florestal (IF) publicou o livro Árvore Amiga da Cidade. Trata-se de uma cartilha com linguagem acessível a todos os públicos que traz informações sobre os benefícios da arborização urbana.

As árvores melhoram a qualidade do ar que respiramos e reduzem também as poluições sonora e visual. Ajudam a evitar escorregamentos de terra e alagamentos. Valorizaram economicamente imóveis e bairros inteiros, atraindo negócios e turismo. Além dos benefícios que as árvores proporcionam, a cartilha apresenta alguns cuidados a serem tomados e uma lista com as melhores espécies nativas para o planto urbano. A ideia é promover um primeiro contato para aqueles que ainda não tenham familiaridade com o tema. Com visual moderno, a cartilha contém ilustrações e infográficos. Possui sua linguagem direta, leve e dinâmica. O material é lúdico e atrativo principalmente para jovens, mas pode ser apreciado por públicos de todas as idades. É uma ação de popularização do conhecimento científico do IF, que busca levar às pessoas comuns os resultados das pesquisas e as discussões realizadas na instituição sobre temas relevantes à vida cotidiana dos cidadãos.

Desde a elaboração dos conteúdos à criação do projeto gráfico, o livro foi organizado por técnicos e pesquisadores do Instituto Florestal. A cartilha teve tiragem de 2000 exemplares impressos e também pode ser acessada online no endereço https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/wp-content/uploads/sites/234/2016/01/Arvore_amiga_da_cidade.pdf

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel. (11) 2231-8555 / Ramais 2004 e 2149