22/12/2015

Pesquisa do The Brazil Flora Group, sob a coordenação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, realizou levantamento atualizado das espermatófitas (plantas com sementes) nativas do Brasil e análises sobre a biodiversidade. Os dados foram publicados na última edição da Revista Rodriguésia e mostram um aumento de 3% da riqueza em relação a 2010. A publicação teve a contribuição do Instituto Florestal por meio do Herbário Dom Bento José Pickel (SPSF) e de seu curador, o pesquisador científico João Batista Baitello, especialista na família Lauraceae.

O trabalho apresenta uma revisão geral da diversidade das as espermatófitas. Foi iniciado em 2010 e desde então vem sendo atualizado. O estudo indica que houve um crescimento considerável no número de espécies e nas taxas de endemismo para a maioria dos Domínios Fitogeográficos (Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica, Pampa e Pantanal), com exceção da Amazônia que apresentou uma diminuição de 2,5% de endemicidade. Entretanto, a maior parte das plantas com sementes que ocorrem no Brasil (57,4%) é endêmica deste território. A Amazônia é o Domínio com o maior número de espécies de Gimnospermas, enquanto que a Floresta Atlântica possui a maior riqueza de Angiospermas. A proporção de formas de vida varia de acordo com os diferentes Domínios: árvores são mais expressivas na Amazônia e Floresta Atlântica do que nos outros biomas, ervas são dominantes no Pampa e as lianas apresentam riqueza expressiva na Amazônia, Floresta Atlântica e Pantanal. O trabalho não só quantifica a biodiversidade brasileira, mas também indica as lacunas de conhecimento e o desafio a ser enfrentado para a conservação desta flora. É fruto de pesquisas e informações dos mais de 400 colaboradores voluntários do projeto interinstitucional “Lista de Plantas e Fungos do Brasil” ou “Lista de espécies da flora do Brasil”

O artigo “GROWING KNOWLEDGE: AN OVERVIEW OF SEED PLANTS DIVERSITY IN BRAZIL pode ser acessado gratuitamente no link http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig66-4/12-0043.pdf

Lista de espécies
O projeto Lista de Espécies da Flora do Brasil, iniciado em 2008, possibilitou que mais de 400 taxonomistas trabalhassem em rede para o cumprimento da Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB). Em 2010 foi lançada a primeira versão online e a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Atualmente, o sistema da Lista de Espécies da Flora do Brasil é parte integrante do Programa Reflora e conta hoje com mais de 500 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros trabalhando online. Estes pesquisadores são responsáveis pela atualização de informações sobre nomenclatura e distribuição geográfica, além de incluir valiosas informações sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação de cada espécie.

A Lista também está disponível no link: http://floradobrasil.jbrj.gov.br

Mais informações: Pesquisador científico Dr. João Batista Baitello – Tel.(11) 2231-8555/Ramal 2072