19/11/2015

Nos dias 05 e 06 de outubro, foi realizado em Itirapina o Workshop “Manejo das Estações Experimentais do Instituto Florestal”. O evento objetivou apresentar e discutir proposta de manejo com uma redefinição de uso e restauração da vegetação nativa nas unidades experimentais da instituição.

Tal proposição consiste na supressão de parte das espécies exóticas (principalmente Pinus), que atualmente constituem a vegetação predominante nessas unidades, para a regeneração da vegetação nativa. A substituição resultará no aumento da biodiversidade, tanto em flora quanto em fauna, proporcionando maior possibilidade de diversificação nas pesquisas da instituição e também do setor florestal.

Além dos profissionais das áreas técnica e científica do Instituto Florestal, participaram do encontro representante de outros órgãos do Sistema Ambiental Paulista, como Fundação Florestal, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente (CBRN/SMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), bem como representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mais informações: Estação Experimental de Itirapina – Tel: (19) 3575-1345 e 3575-3326