01/10/2015

O Instituto Florestal, por meio do Viveiro Florestal de Taubaté, tem promovido continuamente a educação ambiental na região do Vale do Paraíba. Articulado com diferentes órgãos, suas ações têm contemplado tanto alunos quanto educadores de diferentes municípios. Seguem abaixo as principais atividades promovidas pela equipe do Viveiro nos últimos meses.

Oficina de brinquedos ecológicos
Diante da proximidade do Dia dos Pais, no dia 06 de agosto, o Projeto Ecooficinas do Viveiro Florestal de Taubaté realizou a oficina “Ecopresente” na escola municipal Braz Silvério Lemes, em Taubaté. Com o objetivo de trabalhar a educação ambiental junto às crianças do Ensino Fundamental, as funcionárias Ana Stella Neves, Aparecida Barbosa, Vania Aparecida dos Santos e Clara Maria de Carvalho, além da estagiária Viviane Pereira Bittencourt, monitoraram a elaboração de cofrinhos em formato de porquinhos feitos pelas crianças a partir de garrafas de suco. Também confeccionaram individualmente um cartão para presentearem seus pais. Paralelamente às atividades lúdicas, foram trabalhados conceitos básicos de sustentabilidade e cidadania. Os alunos foram informados sobre a matéria prima que estava sendo utilizada, a importância de se preservar os recursos naturais, a necessidade de se separar os resíduos sólidos, seu correto destino e aproveitamento e a filosofia dos três erres – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Dia de Combate à Poluição
No dia 14 de agosto, em comemoração ao Dia de Combate à Poluição, Vania Aparecida dos Santos ministrou palestra na Escola Estadual Professor Hildebrando Martins Sodero, na cidade de Silveiras. Na ocasião, enfatizou problemas decorrentes da contaminação do ar, das águas e do solo e alguns efeitos sofridos pelo ser-humano e pela natureza em razão da poluição sonora, visual e luminosa. Também orientou sobre como cada um pode contribuir na proteção do meio ambiente, a partir de simples mudanças individuais de hábitos.

Programa Nascentes
No dia 18 de setembro as servidoras do Viveiro Florestal de Taubaté Ana Stella Neves, Vânia Aparecida dos Santos e a gestora Alcinéa Guimarães de Castro participaram de uma orientação técnica no âmbito do Programa Nascentes. O convite foi feito pela Diretoria de Ensino Regional de Taubaté, que tem escolas em áreas prioritárias do Programa na Bacia do Paraíba do Sul. Uma das ações da Secretaria da Educação é a construção de Escolas Sustentáveis. Os trabalhos foram direcionados a diretores do Programa Escola da Família, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), e para os Professores Coordenadores das escolas estaduais dos municípios de Taubaté, Caçapava, Paraibuna, Jambeiro, Natividade da Serra, Redenção da Serra e Lagoinha, totalizando 70 participantes. Foi apresentado o trabalho que o Viveiro desenvolve com a Escola Estadual Professor José Mazzela. Também foi oferecido ainda apoio às demais escolas, com orientações sobre a área florestal, como recomposição florestal e produção de mudas.

Semana da Árvore
Em comemoração ao Dia da Árvore (21), o Viveiro Florestal de Taubaté recebeu um total de 130 alunos de escolas da região nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Foram realizadas trilhas, visitas monitoradas ao viveiro de mudas, plantio de mudas e lançamento de bombas de sementes.

Encontro de Educadores
A Prefeitura Guaratinguetá promoveu no dia 25 de setembro o “II Encontro de Educadores em defesa do Rio Paraíba do Sul”, realizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas e com apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura. O objetivo do evento é orientar professores da rede municipal e estadual, sobre a preservação dos recursos hídricos, estimulando a busca por conhecimento ambiental a troca de experiências e criando formas de preservação. Os funcionários Ana Stella Neves e Carlos Alberto Pião participaram da organização. Ana Stella é membro da Câmara Técnica Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (CBH-PS). As servidoras Aparecida Barbosa e Vânia Aparecida dos Santos também participaram do evento. O Viveiro realizou duas oficinas na ocasião: reciclagem de papel e construção de um mini viveiro de mudas.

Fotos: Acervo Viveiro Florestal de Taubaté

Mais informações: Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396