22/09/2015

De 01 a 03 de setembro, foi realizada em São Pedro a 13ª edição do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. O evento tem tem como objetivo discutir e avaliar os avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. Também busca integrar ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e os diversos agentes ambientais, propiciando a troca de experiências, além de promover a integração dos Comitês  com instituições de ensino formal e não formal.

Neste ano, aconteceu no mesmo espaço o IV Encontro Formativo Nacional Integrado de Educação Ambiental para a Gestão das Águas, que é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTEM/CNRH), vinculada às diretrizes e prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Contou com o apoio dos governos, federal e do Estado de São Paulo, com o intuito de fortalecer a rede de educadores ambientais, integrando o processo formativo continuado e permanente, que consta como uma das 22 Prioridades do PNRH.

Educatrilha
Representando o Instituto Florestal, Sandra Maria Corrêa Miller, especialista ambiental da Estação Experimental de São José do Rio Preto apresentou o “EducaTrilha: processo de formação continuada em educação ambiental em áreas naturais – Edição Tupi”. O trabalho é de autoria conjunta com Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental da Estação Experimental de Tupi e Paulo Henrique Peira Ruffino, pesquisador científico da Estação Experimental de Itirapina. 
A exposição do painel sobre o EducaTrilha propiciou a divulgação desse programa de Educação Ambiental, o qual é fruto de um projeto de iniciação científica realizado na Estação Experimental de Tupi e de uma parceria envolvendo o IF (responsável pela coordenação do curso), a Diretoria de Ensino de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). A proposta foi elaborar ações de educação ambiental incluindo visitas à Estação Experimental de Tupi, fortalecendo os projetos já em andamento em cada unidade escolar. O painel abordou os objetivos, a metodologia e os resultados parciais desse projeto, o qual já iniciou sua 2ª Edição em Luiz Antônio, com novos parceiros, e poderá ser ampliado para outras áreas naturais do Estado de São Paulo.

DSC01008_1

Saiba mais:
http://dialogointerbacias.org

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/2015/04/30/estacao-experimental-de-tupi-lanca-material-educativo-e-inicia-o-curso-educatrilha-em-piracicaba/

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/2015/08/11/lancamento-de-curso-de-formacao-de-professores-e-exposicao-itinerante-em-luiz-antonio/

Foto: Acervo IF

Mais informações: Sandra Maria Correa Miller – Estação Experimental de São José do Rio Preto – Tel. (17) 3223-6404