17/09/2015

Em comemoração Dia da Árvore, o Viveiro Florestal de Pindamonhangaba, em parceria com a Prefeitura Municipal, apresentam a Revitalização da Figueira das Taipas.

A árvore tem valor histórico e cultural, sendo protegida pela Lei Orgânica Municipal (Artigo 6º).  De acordo com o site da prefeitura, conta-se que em sua passagem por Pindamonhangaba, em 1822, a caminho de São Paulo, naquela célebre cavalgada que resultou na independência do Brasil, o imperador Pedro I teria parado para descansar sob uma frondosa árvore, a “figueira das Taipas”. Quase dois séculos depois, permanece ainda dando sombra à beira da estrada a mesma figueira. Testemunha da história, ela sobrevive como quem aguarda os novos acontecimentos. E os novos acontecimentos chegaram.

O Instituto Florestal preparou o Projeto de Recuperação da Figueira das Taipas e acompanhou os procedimentos de recuperação deste exemplar histórico.

A árvore estava com muitos galhos mortos e tomada por parasitas. O tronco também estava bastante danificado e com partes mortas. Foram identificados fungos saprófitas, que crescem apenas em tecido morto, indicando, portanto, que a madeira estava apodrecida. Constatou-se ainda que havia sido colocado fogo no interior da árvore. Outros vestígios, como os tijolos encontrados nos buracos, indicam que houve a realização de um trabalho de recuperação da Figueira há cerca de 50 anos.

Com o apoio de equipes especializadas, primeiramente foi realizada a poda e a limpeza de parasitas e pragas na parte aérea da árvore. Visando à recuperação do tronco, foi realizada sua assepsia, com a retirada das partes mortas, e aplicação de fungicidas para posterior preparo da dendrocirurgia*, que tem como objetivo impedir a entrada de insetos, pragas ou mesmo que joguem objetos estranhos nas cavidades das árvores e coloquem fogo nas estruturas. Também foi feita a substituição do solo na região das raízes por solo orgânico e adubado.

Em apenas 15 dias após o início do trabalho de recuperação, a árvore já está visivelmente recuperada e dando frutos.

O evento de comemoração do renascimento da Figueira de Taipas ocorrerá no dia 21 de setembro, às 18:30, durante a II Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba. A árvore está situada às margens da Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias (SP-062), no Bairro das Taipas.

*técnica que objetiva a recuperação de árvores, através da eliminação de tecidos necrosados, especialmente na região do tronco, com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas à base de cobre. As cavidades resultantes, se amplas e profundas, são preenchidas com material de alvenaria com vistas a sustar a progressão da necrose e obter a cicatrização da lesão.

Fotos: José Luiz de Carvalho

Mais informações: José Luiz de Carvalho – Tel.(12)3642-3910 / (11)2231-8555 – ramal 2010 / 2012