10/09/2015

O Instituto Florestal (IF) e a Fundação Florestal (FF) comemoram o Dia do Cerrado no dia 11 de setembro e estendem as atividades para os dias 15 e 17.

O Parque Estadual Juquery, a sede da Secretaria do Meio Ambiente e a Estação Ecológica Jataí são os respectivos palcos. Serão oferecidos debates e palestras com profissionais da área ambiental e gestores de unidades de conservação com remanescentes de cerrado. Os temas abordados são as pesquisas realizadas nessas unidades, estratégias de conservação e recuperação de ecossistemas, entre outros assuntos.

Nos dias 15 e 17, os participantes poderão visitar nos locais do evento a exposição itinerante “Cerrado – imagens de uma paisagem ameaçada”, com fotografias de espécies de fauna e flora do cerrado.

A Semana do Cerrado é uma iniciativa conjunta do IF e da FF e promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Itapeva prov 22 a 26 junho 2009 (6)_1

Programação:

11/09 – Parque Estadual Juquery – “Cerrado: hotspot ameaçado – contribuições para sua conservação”

9h30 Abertura: Dr. Edgar Fernando de Luca  (Direto Geral do Instituto Florestal); Edson Montilha (Diretor das Regiões Metropolitana e Interior – Fundação Florestal)

10h – Palestra:  “Um Cerrado na Região Metropolitana de São Paulo: Parque Estadual do Juquery” –  Dr. João Batista Baitello (IF)

10h45 – Palestra: “Testemunhos da flora de cerrado no município de São Paulo” –  Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Prefeitura de São Paulo)

14h00 – Palestra: “La restauración de ecossistemas em clima seco: el caso del cerrado” – Dr. Ramón Vallejo (Universidade de Barcelona)

15/09 – Auditório da SMA – “Falando do Cerrado”

14h30 – Abertura: Secretária Patrícia

Palestras:

14h50 – “Bioma Cerrado: o fogo e a biodiversidade” –  Dr. Leopoldo Coutinho (Universidade de São Paulo)

15h20 – “O que podemos dizer sobre a conservação do cerrado?” –  Dra. Vânia Pivelo (Universidade de São Paulo)

15h50 – “Avifauna da Estação Ecológica Itirapina e sua conservação: um estudo de caso em UC no interior paulista” – Dr. José Carlos Motta Jr. (Universidade de São Paulo)

16h20- “Ecologia e conservação de anfíbios e répteis no Cerrado: estudos de caso e perspectivas” –  Dr. Marcio Martins (Universidade de São Paulo)

17h- Debate

17/09 – Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Luiz Antonio e Estação Ecológica Jataí

Manhã:

– Apresentações dos Gestores de Unidades de Conservação com remanescentes de cerrado (pesquisas realizadas e estratégias de conservação)

 – Palestra “O uso do fogo no cerrado” – Dra. Alessandra Fidelis (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro)

Tarde:

 Atividade de campo

Foto: João Batista Baitello

Mais informações: Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2004