10/09/2015


O Instituto Florestal (IF) realizou, de 24 a 28 de agosto, o 1º Módulo do 2º Curso de Introdução ao Manejo de Unidades de Conservação.

O curso é voltado a profissionais e estudantes com atuação em meio ambiente  e oferece formação básica direcionada ao planejamento e manejo de Unidades de Conservação (UCs). A história da conservação em São Paulo e no Brasil, a evolução e consolidação das categorias de UC, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC),  a conservação da biodiversidade, da geodiversidade e dos recursos hídricos, o uso de geotecnologias no planejamento e gestão de UCs, os planos de manejo e o zoneamento, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o  pagamento por serviços ambientais e o licenciamento ambiental foram os assuntos abordados nas aulas. Também foram realizadas atividades de campo pelo Parque Estadual Alberto Löfgren e dinâmicas de grupo.

O corpo docente foi composto por pesquisadores e técnicos do Instituto Florestal, além do Instituto Geológico, da Fundação Florestal e da Companhia  Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Ao todo, participaram 40 alunos. Entretanto, mais de 160 interessados (quatro vezes o número de vagas) contactaram a organização do curso para solicitar inscrição e houve cerca de 3000 acessos à página de divulgação na internet, mostrando o grande interesse despertado pela realização do curso.  O segundo módulo será ministrado de 28 de setembro a 02 de outubro e, devido à grande procura pelo público, a 3ª edição do curso será realizada ainda neste ano.

O curso foi realizado nas sedes do IF e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Divisão de Reservas e Parques Estaduais (DRPE) – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2133