04/09/2015

Patrícia Iglecias assina a posse de Edgar Fernando de Luca e o cel. Rogério de Oliveira Xavier
Patrícia Iglecias assina a posse de Edgar Fernando de Luca e o cel. Rogério de Oliveira Xavier

Duas instituições do Sistema Ambiental Paulista trocaram de comando na quinta-feira (6/8). A cerimônia de posse do novo diretor-geral do Instituto Florestal, Edgar Fernando de Luca, aconteceu na sede do IF, às 10h, e a do novo comandante da Polícia Ambiental, cel. PM Rogério de Oliveira Xavier, às 16h30, no Instituto de Botânica. Ambas as cerimônias foram acompanhadas pela secretária Patrícia Iglecias e autoridades do Sistema, além de convidados dos novos gestores.

O engenheiro ambiental Edgar Fernando de Luca ingressou no IF em 2004. Atua há mais de vinte anos na pesquisa voltada a florestas plantadas. Foi Diretor da Divisão de Florestas e Estações Experimentais entre 2010 e 2012. Atualmente, trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: manejo sustentável de florestas plantadas, dinâmica do carbono e mudanças climáticas globais e valoração de serviços ecossistêmicos. É orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, fomentado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Depois da assinatura de posse pela secretária Patrícia Iglecias, crianças do Centro de Convivência Infantil do Instituto Florestal apresentaram coreografia criada para a música Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, com direção do professor Marcelo Campos. Acompanharam a cerimônia a secretária adjunta do Meio Ambiente, Cristina Maria do Amaral Azevedo, o diretor executivo da Fundação Florestal, Luís Fernando Rocha e o presidente do Conselho da Fundação Florestal, Ítalo Pompeo Mazzarella.

crianças do Centro de Convivência Infantil do Instituto Florestal apresentaram coreografia criada para a música Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga
Crianças do Centro de Convivência Infantil do IF dançam o Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga

Instituto Florestal

O IF é uma entidade pioneira nas ações de conservação da natureza detendo posição marcante nas realidades florestais paulista e brasileira seja como gerador de atividade sustentável e econômica, seja pela proteção de áreas significativas que abrigam ecossistemas primitivos.

O Instituto sempre cuidou das áreas protegidas paulistaa=s, tarefa que começou a dividir com a Fundação Florestal a partir de 2007. São mais de 900 mil ha de área, o que torna o IF guardião da biodiversidade do estado de São Paulo e sua obrigação é garantir às futuras gerações tal patrimônio.

Realiza o monitoramento da vegetação natural e do reflorestamento em todo o estado, com base em tecnologia de ponta, fornecendo inclusive subsídios aos planos de manejo. É considerado, ainda, um dos mais importantes produtores de sementes e mudas florestais de espécies nativas e exóticas, colocando no mercado de sementes expressivos ganhos genéticos.

Polícia Ambiental

O Instituto de Botânica foi o cenário escolhido para a posse do cel. PM Rogério de Oliveira Xavier, que comandará os dois mil integrantes da Polícia Ambiental do Estado. Xavier ingressou na PM em 1985, quando iniciou o Curso de Formação de Oficiais. Em 1991, foi destinado para o Terceiro Batalhão de Polícia Florestal, no Guarujá. Lá desenvolveu diversas atividades relacionadas à defesa da Mata Atlântica e Serra do Mar.

Anos depois, foi para o interior do estado, onde teve estreito contato com os trabalhos de proteção dos maciços florestais remanescentes do bioma cerrado, o combate contínuo à caça ilegal, os esforços para minimizar os efeitos da poluição, a proteção das águas superficiais, além do defeso da piracema nos inúmeros rios do estado.

Ao logo de 24 anos de trabalho no policiamento ambiental, Rogério Xavier também desenvolveu palestras e ministrou aulas em inúmeros cursos com o objetivo de aperfeiçoar policiais e civis na temática ambiental.

O cel. Rogério Xavier foi empossado pelo subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Francisco Alberto Aires Mesquita. A cerimônia também contou com a presença da secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, da secretária Adjunta Cristina Maria do Amaral Azevedo, autoridades militares e do Sistema Ambiental Paulista, além de convidados do novo comandante.

Vigilância constante

O cel. Rogério de Oliveira Xavier passa em revista a tropa
O cel. Rogério de Oliveira Xavier passa em revista a tropa

O Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo é a unidade da Polícia Militar especializada em meio ambiente, responsável pela aplicação da legislação ambiental do estado e órgão integrante do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

A Polícia Ambiental e suas unidades subordinadas constituem-se na maior instituição direcionada para a proteção do meio ambiente na América Latina e buscam demonstrar a transparência e o esforço permanente, daquilo que está sendo feito para a preservação.

Com homens instruídos e disciplinados, o Comando de Policiamento Ambiental fiscaliza crimes ambientais, tais como: caça, pesca de animais silvestres e armamentos para esse fim, retirada ilegal de madeira, palmito, supressão de mata atlântica, soltura de balões de fogo, entre outros.

Em 2014, a Polícia Ambiental contabilizou 1.500 autos de crimes ambientais, 350 apreensões de animais silvestres, 11 mil cartuchos e 800 armas de fogo.