04/09/2015


Operação Corta Fogo já efetuou três combates aéreos em Áreas Protegidas do Instituto Florestal em agosto.

A cada ano que passa, o Instituto Florestal (IF) tem buscado maior sintonia com a Operação Corta-Fogo para o planejamento e a realização de combates a incêndios em áreas naturais sob sua gestão.

Esta parceria interinstitucional do IF e da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (CFA/SMA) com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado de São Paulo tem garantido motivação, qualidade e agilidade nos combates aos incêndios em Áreas Protegidas.

Em agosto deste ano, três incêndios envolvendo áreas do Instituto foram atendidos prontamente com apoio de combate aéreo.

No dia 3 de agosto, incêndios provocados no entorno da Estação Experimental de São José do Rio Preto tomaram uma magnitude que as equipes de combate em terra (Corpo de Bombeiros, usinas de açúcar e álcool  locais, empresas florestais , equipe do IF e Prefeitura Municipal ) precisaram acionar a Defesa Civil requerendo o apoio aéreo. Com esta rápida e efetiva ação foi possível controlar e apagar o incêndio, que consumiu 45 hectares de área da unidade e mais 50 hectares de entorno.

Entre os dias 13 e 16 de agosto a Estação Experimental de Luiz Antonio também foi atingida por incêndio vindo de área vizinha. Equipes da unidade, Usina São Martinho e Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto realizaram a contenção em terra com apoio do Helicóptero Águia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, e mais aeronaves de usina e da Operação Corta Fogo. Se não tivesse sido realizado o rápido atendimento com as equipes envolvidas, além dos 10 hectares de área de mata atlântica em recuperação atingida da unidade, poderiam ter ocorrido perdas consideráveis de cerrado e projetos de pesquisa florestal em andamento.

Nos dias 20 e 21 de agosto, um grande incêndio criminoso atingiu a Estação Experimental de São Simão e parte da Estação Ecológica de Santa Maria. Novamente a ação em terra não foi suficiente e o combate aéreo foi acionado. Nesta ocorrência 700 hectares da Unidade foram atingidos

O IF criou um Grupo de Trabalho que estará identificando as atuais condições de suas unidades com relação aos planos de prevenção e combate a incêndios e irá propor um Plano de Trabalho à Câmara Técnica de Compensação Ambiental no sentido de captar recursos para organizar, equipar, estruturar e efetivar estratégias de proteção.

Treinamento integrado
Procurando facilitar e dinamizar o acionamento dos combates aéreos, em 27 de agosto foi realizado no Aeroclube de Campinas o Treinamento para Acionamento de Aeronave para Combate a Incêndio em Cobertura Vegetais. O treinamento foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros e contou com palestras, treino de abastecimento de água e socorro em aeronaves e acompanhamento de três lançamentos testes com água e retardantes de chama. Nesta oportunidade, a SMA foi representada pela CFA e pela coordenação da operação Corta-fogo no IF. A especialista ambiental Sandra Maria Correa Miller também participou como representante da unidade de São Jose do Rio preto, primeira a receber o combate aéreo em 2015.

É importante entender que a operação de combate deve ser muito bem orquestrada. O risco de perda de vidas humanas tanto no combate direto terrestrecomo no combate aéreo é real e depende do pronto atendimento das ocorrências e da liderança de ação por parte dos chefes de brigada das instituições. O acionamento e comando do Corpo de Bombeiros sobre o apoio aéreo é vital ao processo.

Saiba mais acessando a publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Fotos: Euripedes Morais e Sandra Maria Correa Miller

Mais informações: Pesquisador científico Paulo Henrique Peira Ruffino – Tel.:(19)3575-1345 e 3575-3326