11/08/2015

No dia 29 de julho, foi realizado o lançamento do “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – Edição Luiz Antônio” e a abertura da Exposição Itinerante “Bicho: Quem te viu, quem te vê!”, no município de Luiz Antônio – SP. O evento aconteceu no Anfiteatro Municipal “Luiz Penha (Didi)” e contou com a participação de 58 pessoas, incluindo autoridades, representantes das instituições organizadoras e de escolas municipais.

A mesa de abertura foi iniciada com as considerações da coordenadora do Grupo de Uso Público do Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Helena Dutra Lutgens, que destacou a importância da união, no município de Luiz Antônio, de dois projetos de educação ambiental: o curso “EducaTrilha” e a exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê!”.

Dinocleuza Ângela Rigue, Secretária Municipal de Educação, representando o Prefeito Municipal Luiz Donizeti de Almeida, afirmou que o “EducaTrilha” dá continuidade a um processo de formação de docentes, iniciado na década de 2000, envolvendo as áreas naturais protegidas localizadas em Luiz Antônio.

A representante do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo, Sílvia Aparecida Martins dos Santos, explicou que a Exposição Itinerante “Bicho: Quem te viu, quem te vê!” foi organizada por este Centro em parceria com o Instituto Florestal, a Fundação Florestal e o Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos. Afirmou que nesta fase de itinerância está agregando novos parceiros locais, como a Prefeitura Municipal de Luiz Antônio. Ressaltou que a exposição teve a preocupação de ser interativa e utilizar imagens exclusivamente de animais da região.

Em seguida, Liane Biehl Printes, coordenadora do Projeto “Trilha da Natureza” da Universidade Federal de São Carlos, manifestou a satisfação da equipe do projeto de extensão, desenvolvido há 23 anos,  de participar pela primeira vez de uma ação de formação em educação ambiental organizada de forma conjunta com outras instituições, compartilhando conhecimentos e experiências.

Edson Montilha de Oliveira, Diretor do Núcleo das Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Interior e gestor da Estação Ecológica de Jataí, representando a Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, enfatizou o papel do “EducaTrilha” e da exposição itinerante na aproximação da população local junto à Estação Ecológica de Jataí e à Estação Experimental de Luiz Antônio, no sentido de resgatar a importância histórica, cultural, social e ambiental dessas unidades.

O Coordenador da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Gilson Ferreira, elogiou a exposição itinerante e afirmou que o “EducaTrilha” está em sintonia com a proposta desta coordenadoria de trabalhar de forma integrada com as instâncias da própria Secretaria do Meio Ambiente, os municípios e as universidades.

Após a mesa de abertura, a especialista ambiental da Estação Experimental de Luiz Antônio, do Instituto Florestal, e coordenadora do “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – Edição Luiz Antônio”, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, apresentou a proposta do curso e esclareceu que o objetivo deste é fortalecer e aprimorar a educação ambiental nas escolas da rede municipal de Luiz Antônio, na Estação Experimental de Luiz Antônio e na Estação Ecológica de Jataí. Destacou que o curso está sendo organizado por um grupo formado por profissionais do Instituto Florestal, da Fundação Florestal, da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação de Luiz Antônio e do Projeto Trilha da Natureza da Universidade Federal de São Carlos. Explicou que a proposta foi motivada pela realização do “EducaTrilha” na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba-SP, e dá continuidade a diversos processos formativos desenvolvidos com docentes no município de Luiz Antônio e região. Afirmou que o curso será realizado entre julho de 2015 e setembro de 2016 por meio de 26 encontros presenciais, que totalizam 120 horas presenciais e 60 horas a distância.

A coordenadora da Exposição Itinerante “Bicho: Quem te viu, quem te vê!”, Sílvia Aparecida Martins dos Santos, apresentou o histórico da exposição e dos locais por onde esta itinerou até o momento e convidou os presentes a apreciar a exposição, que estará aberta ao até 21 de agosto de 2015.

O Anfiteatro Municipal “Luiz Penha (Didi)”,  está localizado na Rua Alagoas, 52, Bairro Santa Sofia, e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 16h.

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri  – Estação Experimental de Luiz Antônio – Tel.:(16) 3983-1224