07/08/2015

O III Curso Introdutório de Ecobrinquedoteca realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, pelas especialistas Danielle Julião, Caroline Gruber e Carolina Tibério da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), capacitou monitores ambientais e técnicos da Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) e do Instituto Florestal (IF).

O curso teve como objetivo sensibilizar equipes destacadas para implantação de ecobrinquedotecas e utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como estratégia de educação ambiental e de disseminação da cultura de paz por meio da concepção lúdica da aprendizagem.

A capacitação contemplou de forma condensada aspectos práticos para confecção e reprodução de ecobrinquedos e ecojogos por meio da reutilização de materiais descartáveis. Ressaltou a importância da aprendizagem a partir do lúdico e das possibilidades de inserção desses materiais e de brincadeiras no roteiro pedagógico e de monitoria nos espaços de visitação.

Nessa turma, foram contemplados equipes dos parques urbanos que receberam caixas de ecojogos do Projeto Ecobrinquedoteca: Chácara da Baronesa (Santo André), Gabriel Chucre (Carapicuíba), Belém (zona leste) e Polo Ecocultural Alberto Löfgren (zona norte). A turma contou também com técnicos e estagiários do IF, com a participação da equipe da Floresta Estadual de Manduri, que deseja desenvolver atividades de educação ambiental com as escolas do entorno dentro da temática de resíduos, e também o Museu Florestal Octávio Vecchi, que recebe grande fluxo de visitação e já realiza diversos eventos e atividades voltadas à educação ambiental.

Como parte das atividades do curso, os participantes vivenciaram um dia de oficinas e atividades lúdicas na ecobrinquedoteca do Parque Estadual Monsenhor Salim, em Campinas, obtendo mais informações sobre como ativar espaços dessa natureza. Conheceram ainda  a recém-montada ecobrinquedoteca do Polo Ecocultural.

Fotos: Acervo CEA

Mais informações: Pesquisadora científica Helena Dutra Lutgens –  Tel: (19) 3575-1345