25/06/2015

livrosobrearaucariasA pesquisadora do IF Natália Macedo Ivanauskas é autora dos capítulos sobre vegetação do recém-publicado livro Floresta com Araucária: Composição florística e biota do solo. Trata-se de uma coletânea de textos de 27 autores, com edição de Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Rafael L.F. Vasconcellos.

O livro traz dados inéditos sobre a Ecologia da Araucaria angustifolia, nosso Pinheiro Brasileiro, lindíssima e imponente árvore que define parte da Mata Atlântica no sul e sudeste do Brasil. Apresenta estudos recentes sobre a diversidade e distribuição da vegetação na Mata de Araucária, no estado de São Paulo, e dá grande destaque aos mais variados micro e macro-organismos que mantêm um íntimo relacionamento ecofisiológico com esta espécie.

Os autores apresentam a maioria dos integrantes desse ecossistema e suas relações, demonstrando a grande interdependência de todos os seus componentes, mostrando que a preservação dessas florestas depende do conhecimento e da preservação de todos os seus constituintes.

A publicação destina-se aos profissionais envolvidos com recuperação florestal e dá suporte técnico a professores e estudantes universitários ligados aos assuntos ambientais. A leitura também é recomendada para pesquisadores nas áreas gerais de botânica, ecologia, biologia e microbiologia e aos engenheiros agrônomos ou florestais.

A obra foi publicada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e teve apoio da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável.

Mais informações: Pesquisadora científica Natália Macedo Ivanauskas – Seção de Ecologia Florestal – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2097