24/06/2015

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Viveiro Florestal de Taubaté realizou a Eco-gincana 2015 com alunos de duas escolas do entorno da Unidade.

No dia 01 de junho, as atividades foram direcionadas para crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) da Escola Municipal Braz Silvério Lemes e aconteceu nas dependências do Viveiro. A gincana contou com provas recreativas nas quais foram utilizados materiais reciclados e motivos ecológicos: Eco-Boliche, Toca do Tatu, Batata Quente dos Bichos, Limpando o Lago, além da tradicional visita ao Centro de Exposições e ao Viveiro de Mudas.

No dia 11 de junho, nas dependências da Escola Estadual Professor José Mazella, as atividades envolveram crianças e adolescentes de 11 a 15 anos. Dentre as provas coletivas realizadas, destacaram-se a criação de um grito de guerra, confecção de mascote em material reciclado, elaboração de cartaz relacionado a questões ambientais, composição de paródia musical  e algumas provas de corridas temáticas (saci, sapo, siri e partes do corpo de um animal), além da folclórica queimada e do plantio de mudas nativas.

Como premiação foram entregues para todos os participantes kits ecológicos feitos pelos próprios servidores do Viveiro, que se empenharam em confeccionar pequenas maçãs surpresas, medalhas, chaveiros e blocos de notas com materiais reciclados. Também foram distribuídas algumas cartilhas e CDs educativos, adquiridos junto a órgãos oficiais vinculados ao setor do Meio Ambiente, abordando temas como Aquecimento Global, Economia Verde, Desastres Naturais, Preservação das Matas, Combate a incêndios, Uso consciente das águas, Resíduos Sólidos e Horta caseira.

A Gincana contou com a participação dos servidores do Viveiro Ana Stella Neves, Vania Aparecida dos Santos, Aparecida Barbosa, Clara Maria de Carvalho, Soelione Aparecida Veloso, Carlos Alberto Pião e Hermindo Carneiro, além da contribuição da funcionária da Fundação Florestal Izabel Cristina Machado e da estagiária de Engenharia Ambiental Viviane Pereira Bittencourt, sob o apoio da responsável pela Unidade Alcinéa Guimarães de Castro.

Fotos: Acervo Viveiro Florestal de Taubaté

Mais informações: Ana Stella Ribeiro M. Neves – Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396