19/06/2015

De 25 a 29 de maio, a pesquisadora científica do Instituto Florestal (IF) Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim esteve em Bangkok, na Tailândia, para participar do DETECT Special Investigation Group for Managers (Rosewood) na Academia Internacional de Aplicação do Direito (ILEA).

A convite da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Freeland Foundation, a viagem técnica teve como objetivo a apresentação de palestra sobre a metodologia de Identificação de Madeira online, que foi desenvolvida pela pesquisadora no IF para o projeto inicialmente chamado “São Paulo Amigo da Amazônia” e posteriormente “Madeira Legal” e é utilizada em fiscalizações da Polícia Ambiental do estado de São Paulo.

Única representante do Brasil e da América Latina, a Dra. Sandra Florsheim ministrou palestra no dia 25, na abertura do evento, com o Título “Brazil Country Apresentation – Dalbergia Nigra (Vell.) Allemão ex. Benth brazilian rosewood”, na qual apresentou a espécie jacarandá-da-bahia.

No dia 27, apresentou a palestra cujo título foi “Forensic Capabilities – State of Sao Paulo Friend of Amazônia “Online Identification” (Recursos Forenses – Identificação Online São Paulo Amigo da Amazônia). Ao final do dia, foi convidada a dar uma entrevista para a Freeland Foundation sobre o a importância desse evento e da metodologia. Também estavam presentes no evento representantes do Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Madagascar, Malásia, Tailândia, Vietnã, África do Sul e Estados Unidos, bem como da Polícia da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEANAPOL), Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) e World Customs Organization (WCO).

No dia 29, a pesquisadora proferiu palestra no Royal Forest Department of Thailand (Departamento Florestal Real da Tailândia), no prédio da Divisão de Crimes Ambientais e Recursos Naturais. O título da apresentação foi “State of Sao Paulo Friend of Amazônia – Real-Time Wood Identification” (São Paulo Amigo da Amazônia – Identificação de Madeira em Tempo Real). Após a apresentação participou de uma mesa redonda de discussão sobre o assunto.

“A metodologia de Identificação Macroscópica de Madeira que desenvolvemos há sete anos é a única que está dando resultados práticos e em tempo real, e agora com interesse de ser copiada em outros países”, conta a Dra. Sandra Florsheim.

A pesquisadora já recebeu novos convites para dar cursos de Identificação Macroscópica e treinamento da metodologia para a Tailândia, Indonésia e África do Sul.

Fotos: Acervo Dra. Sandra Florsheim

Mais informações: Pesquisadora científica Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel.: (11) 231-8555 / Ramal 2002