30/04/2015

Foi realizado no dia 23 de abril, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Mirante, em Piracicaba, a abertura do “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais”, fruto da parceria entre o Instituto Florestal (IF), a Diretoria de Ensino, a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

O evento contou com a presença do Diretor Geral do Instituto Florestal Miguel Luiz Menezes Freitas, que parabenizou toda a equipe pelo trabalho e enfatizou a necessidade de articulação entre pesquisa e ações educativas. Também prestigiaram o evento representantes de outras unidades do IF localizadas nos municípios de Luís Antônio, Itirapina e São José do Rio Preto.

Elizabeth da Silveira Nunes Salles, representando o Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente Rogério Vidal, destacou a importância da iniciativa. Disse que esta se apresenta integrada com processos de formação de professores desenvolvidos há anos no município e focada no uso de áreas verdes como espaços educativos.

Para o Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico Antonio Fernando Bovi, que no ato representou o Dirigente de Ensino Fábio Augusto Negreiros, o curso colabora para o aprimoramento da educação ambiental nas escolas, pois prevê o desenvolvimento de ações práticas nas mesmas.

A professora doutora da ESALQ Vânia Galindo Massabni, representando o Diretor da Instituição Luiz Gustavo Nussio, ressaltou a importância da formação continuada de professores em educação ambiental e o papel representado pelo “EducaTrilha”.

Na apresentação do curso, a especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri explicou que a primeira versão do mesmo foi elaborada durante desenvolvimento de um projeto de iniciação científica realizado por Pedro Lemos Marques, sob sua orientação, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Florestal, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Destacou, ainda, a importância de cada instituição organizadora do curso, que contribuiu para o seu aprimoramento, de forma que seja um processo no qual os professores elaborem propostas de educação ambiental que contemplem visitas à Estação Experimental de Tupi, estejam integradas com iniciativas já existentes na escola e contextualizadas na realidade socioambiental da escola e seu entorno.

No evento, também foi realizado o lançamento oficial do “EducaTupi: sugestões de atividades de educação ambiental para as escolas que visitam a Estação Experimental de Tupi”. Segundo Rosa Maria Galera Gonçalves, responsável pela Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”), o material foi elaborado por cinco estudantes da Licenciatura da ESALQ que desenvolveram seus estágios na unidade, com a orientação da equipe local do Instituto Florestal. “Eram realizadas reuniões periódicas, nas quais eles apresentavam o que haviam escrito e todos davam opiniões”, ela afirma. Rosa destacou, ainda, a importância dessas parcerias.

A professora Vânia Galindo Massabni, docente da ESALQ que acompanhou o desenvolvimento dos estágios e a elaboração do material, destacou o cuidado com o qual foi elaborado, no sentido de adequar cada atividade à realidade do professor. A bióloga Aline Campos Harissis, uma das autoras do material, manifestou sua satisfação em ter participado da construção do mesmo e a importância dessa experiência para a sua formação profissional.

O ”EducaTupi”, que contém 44 atividades sobre temas abordados em visitas à Estação Experimental de Tupi, será utilizado como material de apoio no curso “EducaTrilha”, a ser realizado por meio de 6 encontros mensais e ações práticas nas escolas, totalizando 72 horas de formação. O 1º Encontro aconteceu no dia 24, no “Horto de Tupi”. O material está disponível no link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/wp-content/uploads/sites/234/2015/04/Cartilha_EducaTupi.pdf.

Fotos: Acervo IF

Mais informações: Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi – Tel: (19) 3438-7116 / Antonio Fernando Bovi – Diretoria de Ensino de Piracicaba: Tel: (19) 3437-3387