15/04/2015

Estação Experimental de Tupi desenvolve, em Piracicaba, ações de educação ambiental frutos da parceria entre Instituto Florestal, Diretoria de Ensino, Prefeitura e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

A partir de uma proposta elaborada em um projeto de iniciação científica desenvolvido na Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”), um grupo formado por profissionais do Instituto Florestal (de Tupi e outras unidades do interior), do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), da Diretoria de Ensino de Piracicaba, e de grupos da ESALQ/USP (Programa Ponte, Laboratório Didático de Licenciatura e Trabalho Docente, OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental e Projeto Florestas do Futuro), desenvolveu um curso de formação de docentes que será realizado de abril a outubro de 2015, por meio de 6 encontros mensais de 8 horas cada e 24 horas de trabalhos à distância, totalizando 72 horas de formação. As atividades serão realizadas no “Horto de Tupi”, na ESALQ/USP, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Mirante e em outro local a ser definido pelos próprios participantes.

O curso, denominado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais”, busca estimular processos de educação ambiental em escolas estaduais de Piracicaba que contemplem atividades em áreas naturais, com destaque para o “Horto de Tupi”. As 20 vagas disponibilizadas estão abertas a docentes de todas as disciplinas da rede estadual pertencentes à Diretoria de Ensino de Piracicaba.

A abertura do “EducaTrilha” acontecerá no dia 23 de abril às 9h30, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Mirante. Os interessados deverão confirmar presença por meio do e-mail eetupi.if@gmail.com.

Neste dia, ocorrerá também o lançamento do “EducaTupi: sugestões de atividades de educação ambiental para as escolas que visitam a Estação Experimental de Tupi”, um material educativo, que será utilizado no curso, elaborado de forma conjunta pelo Instituto Florestal e a Licenciatura da ESALQ/USP. Neste material, há 44 atividades sobre os temas abordados nas visitas ao “Horto” e seu objetivo é a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nessas visitas. A partir de seu lançamento, ele será divulgado a todas as escolas de Piracicaba e ficará disponível na Internet, no site do Instituto Florestal.

Veja a programação do evento.

Baixe aqui a cartilha.

Foto: Acervo E.E. Tupi

Mais informações: Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi – Tel: (19) 3438-7116 /Antonio Fernando Bovi – Diretoria de Ensino de Piracicaba: Tel: (19) 3437-3387