25/03/2015

O Instituto Florestal (IF), em parceria com a Fundação Florestal (FF), realizou no dia 24 de março, o evento Falando de água nas áreas protegidas do estado de São Paulo.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), foram ministradas palestras técnicas no auditório da sede do IF, em São Paulo, ocasião no qual foram convidados diversos especialistas para falar sobre assuntos como abastecimento público,  a importância das áreas protegidas para a conservação da água, o Sistema Cantareira, ecossistemas aquáticos e pesquisas em hidrologia florestal.

A mesa de abertura reuniu o Diretor Geral do IF Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, a Diretora Executiva da Fundação Florestal Dra. Lídia Passos, o Diretor Geral do Instituto de Botânica (Ibot) Luiz Mauro Barbosa, o Diretor Geral do Instituto Geológico (IG) Ricardo Vedovello, Eduardo Trani, coordenador na Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Fernanda Falbo Bandeira de Mello, coordenadora da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Gilson Ferreira, coordenador da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), José Eduardo Ismael Lutti, coordenador da Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU), Clayton Ferreira Lino, coordenador da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), a pesquisadora Elaine Aparecida Rodrigues, coordenadora da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). Também esteve presente Isabel Fonseca Barcellos, representando a coordenadora da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) Cristina Maria do Amaral Azevedo. A reunião de todos esses braços de atuação da Secretaria do Meio Ambiente foi conduzida pelo mestre de cerimônias, o pesquisador científico Luiz Alberto Bucci.

O Diretor Geral do IF apresentou um breve histórico sobre a intensificação das pesquisas da instituição em hidrologia florestal a partir da década de 1970 e ressaltou a importância da conservação, visto que muitas das áreas protegidas do Instituto e da Fundação Florestal são mananciais dos municípios em que estão localizadas. Após ele, a Dra. Lídia reforçou o quão significativa é a contribuição de um evento como esse apontando a composição da mesa, que unia representantes tanto de pesquisa quanto de gestão. Segundo suas próprias palavras, “o Sistema Ambiental Paulista dialogando sobre as Unidades de Conservação e a água”. Todos os outros presentes à mesa discursaram na mesma linha em relação à importância de se firmar parcerias interinstitucionais. Também foi apontada a necessidade dos setores público e privado atuarem de forma integrada.

Desfeita a mesa, o engenheiro florestal da FF Rodrigo Victor ministrou a palestra “A contribuição das UCs para o abastecimento público do estado de São Paulo”.  Em seguida, a pesquisadora científica do IF da Florestal Estadual de Assis, Eliane Akiko Honda, falou sobre áreas protegidas e a conservação dos recursos hídricos. O geógrafo da FF Francisco Assis Honda, gestor do Parque Estadual do Juquery, apresentou “O sistema Cantareira como provedor de água”. Após as exposições, foi aberto espaço para perguntas. Na sequência o pesquisador do IF Maurício Ranzini apresentou pesquisas em hidrologia florestal realizadas no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha. Dando sequência, a Dra. Ana Lúcia Brandimarte, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), ministrou a palestra “Ecossistemas Aquáticos em áreas de mananciais: avaliação para a conservação”. Ao final,  José Wladimir Lemos, Diretor Presidente da Associação dos Proprietários em Reserva Ibirapitanga (APRI), apresentou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Rio Pilões, seus recursos e serviços ambientais. Novamente foi montada mesa redonda para debate com os três últimos palestrantes.

Durante o evento, foram entregues 5 títulos de reconhecimentos de RPPN: Boturuju-Serra do Itapety (Mogi das Cruzes), Reserva do Jacu (Atibaia), Estância Vale Verdejante (Ubarana), Serrinha (Queluz) e Hinayana (Mogi das Cruzes). Esta última, trouxe à cerimônia a ilustre presença de seu proprietário, o jornalista Heródoto Barbeiro.

O evento contou com a presença de 174 participantes inscritos.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Maurício Ranzini  – Tel.(11) 2231-8555/Ramal 2030